metropoles.com

Réu na Pandora, ex-secretário José Geraldo Maciel se forma em direito

Ex-gestor no governo Arruda se diz injustiçado pela acusação de ter participado do escândalo de corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Divulgação
Agência Brasil/Divulgação
1 de 1 Agência Brasil/Divulgação - Foto: Agência Brasil/Divulgação

Ex-secretário de Saúde do DF, o engenheiro José Geraldo Maciel conquistou mais um diploma na noite dessa terça-feira (27/2): a graduação em direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro).

Além da pasta comandada na gestão de Joaquim Roriz, Maciel ocupou a Casa Civil durante o governo de José Roberto Arruda (PR).

Com quase 80 anos, José Geraldo Maciel tem um motivo especial para ter escolhido o novo curso, ele se diz injustiçado por responder a crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Maciel é um dos envolvidos na Operação Caixa de Pandora, escândalo que revelou, em 2009, a existência de um esquema de corrupção de distribuição de propina a parlamentares e integrantes do governo local.

Caio Barbieri/Metrópoles
José Geraldo Maciel, ao centro, de cabelos grisalhos, durante a colação de grau

 

Acusações
Além de chefe da Casa Civil na gestão Arruda, José Geraldo Maciel foi secretário de Saúde do DF no governo Roriz, função que lhe rendeu a acusação de ter contratado empresas para campanha publicitária sem licitar o serviço: o valor total passava de R$ 1 milhão. A decisão decretou a perda da função pública e dos direitos políticos de Maciel por cinco anos, além da proibibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios.

Na Caixa de Pandora, ele responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em março de 2016, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de habeas corpus da defesa de Maciel que alegava estar extinta a punibilidade no processo em razão da idade do acusado. Em novembro de 2015, foi condenado pela 6ª Vara da Fazenda Pública por improbidade administrativa.

Em setembro de 2017, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar apresentada pela defesa pedindo a suspensão da ação penal contra ele na Justiça do DF por envolvimento na Caixa de Pandora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?