metropoles.com

Rede-DF abandona Rollemberg e divulga nota de apoio a Ibaneis

Legenda acusa governador de “prática política predatória, sustentada em ataques pessoais aos adversários”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rede
1 de 1 Rede - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após impasses e discordâncias sobre quem apoiar no segundo turno das eleições do Distrito Federal, a Rede, que integrou a aliança de reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no primeiro turno, decidiu se posicionar favoravelmente à candidatura de Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti.

A sigla de Marina Silva no DF passava por embates internos sobre o caminho a seguir após escancararem diferenças com a campanha de Rollemberg. Em nota pública assinada pela maioria do Elo (classificação interna para diretório partidário), os militantes reforçam as mágoas alimentadas durante o primeiro turno das eleições distritais e reiteram a decisão de seguir com o projeto emedebista de conquistar o governo local.

“Vimos, na campanha à reeleição de Rodrigo Rollemberg, uma prática política predatória, sustentada em ataques pessoais aos adversários, pouca ênfase na apresentação de propostas, uso do poder econômico em desfavor dos nossos candidatos e ingratidão com quem o apoiou quando tinha a maior rejeição, e deslealdade com quem teve coragem em defendê-lo no momento em que ninguém o defendia”, pontua o texto, divulgado nesta quarta-feira (24/10).

Em outro trecho, a nota destaca qualidades de Ibaneis. “Honrar compromissos, respeitar aliados e não trair a confiança das pessoas são princípios básicos para qualquer homem público. Em face dos compromissos programáticos com o desenvolvimento sustentável, experiência administrativa e a adoção do requisito da moralidade para a ocupação dos cargos públicos, apoiamos e votamos em Ibaneis Rocha para governador do Distrito Federal”.

A Rede Sustentabilidade abriu mão de uma candidatura ao Governo do DF para apoiar a reeleição de Rollemberg. Para tanto, lançou o deputado distrital Chico Leite ao Senado Federal. Ele obteve 195.641 votos totalizados (7,43% dos votos válidos), mas não foi eleito. Militantes acusam o governador de favorecer a candidata Leila Barros (PSB), eleita na primeira colocação da disputa.

Após escancarar a insatisfação com a campanha de Rollemberg, a Rede rachou no DF. Um grupo insatisfeito posicionou-se de forma contrária à debandada do partido. Nesta quarta (24), contudo, a maioria do partido referendou a decisão de romper com o Palácio do Buriti. Procurado, o atual coordenador da legenda, Chico Leite — cargo que se equipara ao de presidente do partido –, não foi localizado para comentar a decisão até a última atualização da reportagem.

Veja a nota na íntegra:

A Rede Sustentabilidade do Distrito Federal, no primeiro turno desta eleição, apresentou a sociedade um projeto de país e de cidade baseado no desenvolvimento sustentável e na ética nas instituições políticas.

Dentro desse anseio, as candidaturas de Chico Leite ao Senado e dos postulantes a deputado distrital e federal obtiveram honrosos 297.751 votos, mostrando que parcela significativa da sociedade apoia uma mudança qualificada, sem se seduzirem pelas celebridades e pelo abuso de poder econômico nas campanhas.

Buscamos reunir as forças políticas democráticas e sustentabilistas da cidade e acreditando que a candidatura do Rodrigo Rollemberg ao Governo do Distrito Federal sintetizasse esta busca, o apoiamos. Contudo, o candidato e sua equipe revelaram-se descompromissados com os valores e ideais programáticos que defendemos e acreditamos. Demonstraram mais apego à construção de um projeto pessoal e de poder pelo poder.

Vimos, na campanha à reeleição de Rodrigo Rollemberg, uma prática política predatória, sustentada em ataques pessoais aos adversários, pouca ênfase na apresentação de propostas, o uso do poder econômico em desfavor dos nossos candidatos e a ingratidão com quem o apoiou quando tinha a maior rejeição e a deslealdade com quem teve coragem em defendê-lo no momento em que ninguém o defendia.

O resultado do pleito mostrou que o cidadão do Distrito Federal quer mudar. Não admite mais o imobilismo na gestão pública e quer campanhas baseadas em alternativas realistas, factíveis, que possam proporcionar mudança nas políticas públicas; não em mentiras, boatos e deslealdades, mesmo que na superfície do palavrório da nova política, propósito que não pratica.

Honrar compromissos, respeitar aliados e não trair a confiança das pessoas são princípios básicos para qualquer homem público. Em face dos compromissos programáticos com o desenvolvimento sustentável, experiência administrativa e a adoção do requisito da moralidade para a ocupação dos cargos públicos, apoiamos e votamos Ibaneis Rocha para governador do Distrito Federal.

Brasília, 23 de outubro de 2018

Alessandro Araújo Bezerra – Membro do Elo da REDE-DF.
André Luiz Pinto Pereira – Membro do Elo da REDE-DF.
Carmem Lucia Alves Bragança – Porta-Voz Distrital da REDE e membro do Elo Nacional da REDE.
Cristiano Alencar Severo – Coordenador de Movimentos Sociais da REDE-DF.
Daniely Cristine de Oliveira – Coordenadora de Finanças da REDE-DF e Coordenadora de Relações Internacional da Comissão Executiva Nacional.
Dilma de Fátima Mendes – Membro do Elo da REDE-DF.
Ederson Gomes de Oliveira – Coordenador de Ação Institucional e Políticas Públicas da REDE-DF.
Everso Pereira da Silva – Coordenador de Organização da REDE-DF.
Fernanda Martins Araújo – Coordenadora Executiva da REDE-DF.
Gabriela Gonçalves de Oliveira – Membro do Elo da REDE-DF.
Gláucia de Jesus Melo – Membro do Elo da REDE-DF.
João Marcelo Marques Cunha – Coordenador Executivo da REDE-DF e membro do Elo Nacional da REDE.
José Faustino de Paula – Coordenador de Ação Institucional e Políticas Públicas da REDE-DF.
José Ricardo Queiroz Boeze – Membro do Elo da REDE-DF.
Litcya Coelho Alves de Oliveira Oléria – Membro do Elo da REDE-DF.
Margareth Soares Batista – Membro do Elo da REDE-DF.
Rodne Galdino de França Freitas – Membro do Elo da REDE-DF.
Rodrigo Ramthum Martins – Membro do Elo da REDE-DF.
Sebastião José Borges – Membro do Elo da REDE-DF.
Tiago Monteiro Tavares – Coordenador de Comunicação da REDE-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?