PSol elege primeiro gay a ocupar presidência de partido no DF
O nome de Fábio Félix foi escolhido nas regionais da sigla. Posse acontecerá em convenção neste domingo (22/10), na Câmara Legislativa do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O PSol dará posse, neste domingo (22/10), ao primeiro gay a ocupar a presidência de um partido político no Distrito Federal (DF). Escolhido a partir de oito plenárias antecipatórias, Fábio Félix será oficializado como presidente local da legenda na convenção da legenda neste domingo, em solenidade agendada para o auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Seu nome foi escolhido pela maioria das mais de 900 pessoas que estiveram presentes nas regionais da legenda realizadas ao longo dos meses de agosto e setembro em Ceilândia, São Sebastião, Planaltina, Santa Maria e Plano Piloto. “Nosso centro é fortalecer a democracia interna do PSol, que não é um partido de caciques”, afirma Félix.“É uma abertura da direção da sigla para um grupo historicamente excluído dos espaços partidários. Demonstra que o PSol tem um compromisso com os segmentos sociais mais marginalizados”, resume o presidente eleito. Félix afirmou que fará uma gestão “transgressiva, que foge da lógica tradicional da condução de um partido”.
Na convenção deste domingo, será discutido ainda o programa para as eleições de 2018, com consulta sobre uma candidatura própria ao Governo do Distrito Federal (GDF). Entre os nomes cotados, o da auditora da Controladoria-Geral da União (CGU) Anjuli Tostes e do presidente do Sindicato dos Servidores de Assistência Social (Sindsasc), Clayton Avelar. As etapas locais são preparatórias para o Congresso Nacional do PSol, marcado para 1, 2 e 3 de dezembro, em Luziânia (GO), entorno do Distrito Federal.