metropoles.com

PSDB indica participação de 70% do Cidadania em federação do DF

Presidente tucano Bruno Araújo assinou documento garantindo a presidência para o correligionário Izalci Lucas, mas maioria para sigla aliada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metropoles
Bruno Araújo
1 de 1 Bruno Araújo - Foto: Gustavo Moreno/Metropoles

O presidente nacional da federação firmada entre o PSDB e o Cidadania, Bruno Araújo, expediu um documento, nesta sexta-feira (15/7), para confirmar que a aliança no Distrito Federal será composta por maioria do Cidadania.

De acordo com o ofício, dos 14 integrantes, 10 deles foram indicados pela deputada federal Paula Belmonte, que preside o Cidadania no Distrito Federal.

Por outro lado, o senador Izalci Lucas (PSDB), que também comanda o ninho tucano de Brasília, será o presidente da federação local.

Na prática, embora o tucano seja o coordenador do processo eleitoral envolvendo os dois partidos, caberá à executiva formada aprovar ou não as deliberações, o que favorece o grupo político de Paula Belmonte.

Sem Cidadania, executiva do PSDB indica Izalci para comandar federação

Veja o documento:

Entenda o caso

Diferentemente do que ocorre no cenário nacional, a federação PSDB-Cidadania em Brasília tem resultado em faíscas causadas pelas diferenças entre Paula Belmonte e Izalci Lucas, cada um deles presidentes regionais do Cidadania e PSDB, respectivamente.

Izalci costura o comando da federação para que, com isso, tenha chancelado o nome para a disputa ao Palácio do Buriti. Nas eleições passadas, Izalci abriu mão do projeto pelo nome do então aliado, Alberto Fraga, que saiu derrotado.

Paula Belmonte, por outro lado, argumenta que o tucano não conseguiu alinhavar alianças partidárias e que não poderia ser candidato de si próprio. A parlamentar negocia três cenários: apoiar a candidatura de José Antônio Reguffe ao GDF, concorrer ao Senado Federal ou sair ela própria na disputa ao governo local.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?