PSDB-Cidadania oficializa Izalci como candidato ao Palácio do Buriti
A convenção da Federação oficializou, na manhã desta sexta-feira (5/8), o senador tucano Izalci Lucas como candidato a governador do DF
atualizado
Compartilhar notícia
A convenção da Federação PSDB-Cidadania oficializou, na manhã desta sexta-feira (5/8), o senador tucano Izalci Lucas como candidato a governador do Distrito Federal. No evento, também foram confirmados os demais candidatos para a Câmara Legislativa e para a Câmara dos Deputados.
Comandada pela direção nacional da Federação, de maneira virtual e sem transmissão ao vivo, a convenção determinou que Izalci definirá as alianças partidárias e a composição da chapa majoritária.
Bastidores
Segundo Izalci, o Cidadania não teria encaminhado a relação dos candidatos que vão concorrer nas eleições desse ano para a Federação. Com isso, o senador defendeu 60% das candidaturas para o PSDB e 40% para o Cidadania. Até então, o acordo pelo estatuto da Federação era que 70% seriam do Cidadania e 30% do PSDB.
Como deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) não teria enviado a documentação dos candidatos, Izalci lançou sua decisão na convenção desta manhã. Porém, Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, fez um apelo para que o candidato ao Buriti mantivesse o acordo inicial.
“Não vou abaixar a cabeça”, diz Belmonte em novo ato em que se diz candidata ao GDF
Por fim, o tucano concordou desde que Belmonte enviasse os documentos para que soubessem quais os candidatos que o partido iria lançar.
Por outro lado, fontes ligadas a Paula Belmonte defendem que o Cidadania fez uma ata, que foi registrada no TSE, com os nomes aprovados.
O senador e a deputada federal travavam uma verdadeira queda de braço sobre qual dos dois políticos conduziria o processo eleitoral na capital federal. Para o senador, a presença do presidente nacional do Cidadania no evento desta sexta legitima a legalidade da convenção que o escolheu como candidato ao GDF.