metropoles.com

Prudente: CLDF vota PL de modernização de carreiras da Saúde no dia 22

Presidente da Câmara Legislativa confirmou análise da proposta que já recebeu 17 emendas e está em análise na Comissão de Educação e Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/ Esp. Metrópoles
Rafael-Prudente-André-Borges5
1 de 1 Rafael-Prudente-André-Borges5 - Foto: André Borges/ Esp. Metrópoles

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB), afirmou nesta quarta-feira (9/6) que incluiu na pauta do próximo dia 22 o projeto de lei que tem como objetivo modernizar a carreira de Assistência Pública à Saúde. A declaração foi dada pelo parlamentar ao Metrópoles.

Atualmente, o projeto está na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, que deve analisar  o texto de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF) já na próxima reunião, marcada para o dia 14 (segunda-feira). O texto foi encaminhado para a Câmara Legislativa no mês de fevereiro pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em regime de urgência.

De acordo com o relator da proposta, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), houve 17 emendas incluídas na versão original e o relatório segue em fase de conclusão antes de ser levado para o plenário.

Caso seja aprovada pelos parlamentares, a medida vai atingir diretamente 10.661 servidores, sendo 2.887 especialistas, 5.841 técnicos em saúde e 1.933 auxiliares de saúde. De acordo com o GDF, não há impacto financeiro nos cofres públicos locais.

“Pedimos a sensibilidade dos parlamentares em compreenderem que os servidores já esperaram mais de três décadas por esta valorização, e o período da pandemia é a grande oportunidade de reconhecer a grandiosidade do trabalho destes profissionais”, afirmou Marli Rodrigues, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde).

Na prática, a aprovação da medida possibilitará que os servidores com qualificação superior à do concurso prestado no passado possam ser reconhecidos pelo Estado, o que evitaria a evasão e o déficit de profissionais. O novo texto simplifica o que hoje se define como especialidade; revê os cargos dentro da estrutura da Saúde, focando na área de atuação do servidor; mantêm os direitos conquistados e fomentam a qualificação continuada.

Assembleia

Após o anúncio da inclusão na pauta, o SindSaúde convocou os servidores para uma assembleia a ser realizada nesta quinta-feira (10), às 10h, no auditório da nova sede da Secretaria de Saúde, no Setor de Rádio e TV Norte.

“Mesmo que os servidores da Saúde já tenham sido vacinados, todos os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus serão observados, o uso de máscara é obrigatório, haverá aferição de temperatura e a distribuição de álcool em gel, assim como será obedecido o distanciamento social”, informou a entidade.

A proposta da modernização da carreira trata sobre o desmembramento e a reorganização da carreira Assistência Pública à Saúde, do quadro de pessoal do DF, e cria a carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?