Projeto de lei quer obrigar a divulgação da lista de vacinados no DF
Texto apresentado nesta terça-feira (6/4) propõe que atualização seja feita diariamente com nome, data, local e motivo da imunização
atualizado
Compartilhar notícia
Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (6/4) na Câmara Legislativa (CLDF) quer obrigar a Secretaria de Saúde a divulgar a lista atualizada dos vacinados contra Covid-19.
O caso ocorre após o Metrópoles ter revelado que o ex-comandante da Polícia Militar (PMDF) Julian Pontes havia furado a fila do plano local de imunização. Ele acabou exonerado do cargo.
“Esse projeto é para acabar com essa bagunça de quem está sendo vacinado em Brasília”, argumentou o autor da proposta, o deputado distrital Chico Vigilante (PT).
Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que, diariamente, são veiculados notícias ou rumores no Distrito Federal de que pessoas teriam sido vacinadas em desacordo com a ordem prioritária estabelecida.
“Em alguns casos, seriam pessoas pertencentes a categorias que atuam na linha de frente, porém, lotados em funções de retaguarda, sem exposição ao risco direto de contaminação ao coronavírus”, afirmou.
Atualização
De acordo com a proposta, a lista deverá ser discriminada conforme local de vacinação, data de aplicação, critério para inclusão no calendário – idade, comorbidade ou atividade profissional – e se primeira, segunda ou dose única.
Ainda segundo o texto, a disponibilização deverá ser atualizada, diariamente, às 9h do dia seguinte à aplicação da vacina.
Até esta terça-feira, 310.734 pessoas receberam a vacina no Distrito Federal, sendo que 4.255 delas apenas na última segunda-feira (5/4). Desse total, 84.280 tomaram as duas doses da Coronavac (Butantã) ou da Astrazeneca (Fiocruz).