metropoles.com

Presidente do PSDB-SP sobre Lula: “Sem possibilidade de aproximação”

Declaração de Marco Vinholi foi dada após encontro do ex-presidente petista com Fernando Henrique Cardoso, um dos principais tucanos do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
São Paulo - Marco Vinholi (PSDB)
1 de 1 São Paulo - Marco Vinholi (PSDB) - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional de governo João Doria, Marco Vinholi, afirmou na noite desta quinta-feira (27/5) que não há possibilidade alguma de a sigla caminhar junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A declaração repercute o encontro mantido entre o petista e o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais nomes tucanos do país.

“Politicamente, estamos muito distantes um do outro e não existe qualquer possibilidade de uma aproximação. Procuramos uma alternativa para o país distante desses dois extremos [Lula e Bolsonaro]. Na minha avaliação, confiamos muito que o PSDB estará no segundo turno das eleições, até possivelmente enfrentando o próprio PT”, afirmou Vinholi.

De acordo o chefe do ninho tucano paulista, o encontro entre FHC e Lula teve “cunho pessoal” e não reflete o posicionamento do PSDB. “Respeito o presidente FHC, mas discordo de qualquer tipo de aproximação com aquele que representa anos tão ruins para o nosso país”, disse.

Sobre as possibilidades de prévias internas do partido para a escolha de uma candidatura presidencial para o pleito do ano que vem, Vinholi elogiou nomes como o do governador Eduardo Leite (RS), do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM) e do senador Tasso Jereissati (CE), mas defendeu a aposta no governador João Doria (SP).

“Entendemos como muito positivo ter dentro do PSDB quadros como Eduardo, Tasso e Arthur Virgilio. Mas, hoje, o governador Joao Doria representa tudo o que precisamos para a retomada da história pós-pandemia: quem buscou pela vacina e que combate o negacionismo. Ele representa o modelo que tem de melhor no Brasil para esse momento após a pandemia”, disse.

Apesar do posicionamento, Marco Vinholi defendeu que prévias internas consigam construir “um modelo democrático” que possa representar a vontade da militância partidária.

Convite

O tucano foi o convidado da noite pelo club Política & Patuscada, um coletivo de lideranças políticas jovens que acontece semanalmente dentro do ClubHouse, nova rede social de áudio e que tem promovido inúmeras salas de debate sobre as eleições de 2022. Ciro Gomes, João Doria, ACM Neto e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também já passaram pela mesma sabatina.

Pelas políticas de privacidade, apenas foi possível a reprodução do conteúdo porque os moderadores informaram que a sala seria retransmitida pelo YouTube, o que tornou a conversa pública.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?