Presidente da CLDF, Rafael Prudente assume Buriti por quatro dias
Deputado vira governador interino após férias de Ibaneis Rocha e licença de saúde do vice, Paco Britto, que passa por crise no ciático
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB), tomou posse como governador em exercício do Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (14/7), durante cerimônia realizada no Palácio do Buriti. A cadeira será ocupada após as férias do titular do cargo, Ibaneis Rocha (MDB), e da licença de três dias solicitada pelo vice-governador, Paco Britto (Avante), que enfrenta uma crise no ciático.
De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), Prudente ficará como chefe do Poder Executivo local pelo prazo de quatro dias, quando exercerá as atribuições necessárias para comandar a capital federal. Durante o período, o emedebista prometeu agenda de visitas a grandes obras que estão sendo executadas no DF.
“É um dever de lealdade em seguir cuidando dos interesses da população, principalmente neste momento tão difícil em que estamos vivendo”, disse.
Aos 37 anos, Rafael Prudente é o político mais jovem a se sentar na principal cadeira do Palácio do Buriti, que já havia ocupado pela primeira vez em 2019. O ato de transmissão de cargo foi endossado pelo próprio vice-governador, durante a solenidade.
“Esse ato representa a integração que existe entre os poderes Executivo e Legislativo no Distrito Federal”, declarou o vice, que reassume o governo, após o tratamento de saúde.
Na noite de terça-feira (13/7), Britto encaminhou mensagem à CLDF informando que entraria de licença, sem vencimentos, e que, de acordo com a linha sucessória prevista na legislação, o presidente do Poder Legislativo passaria a ser o responsável pelo governo do ente federado.