Pré-candidata entra com queixa-crime contra ex-advogado de sindicato
Antigo defensor teria enviado carta criticando atuação de Rosilene Corrêa no Sinpro. Advogado afirma que enviou missiva a clientes
atualizado
Compartilhar notícia
A pré-candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) e sindicalista Rosilene Corrêa (PT) entrou com queixa-crime contra ex-advogado do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF). Rosilene atua como diretora de finanças na organização sindical e quer reparação de danos por difamação.
Rosilene alega que o antigo advogado do Sinpro, Victor Mendonça Neiva, enviou carta aos filiados do sindicato afirmando que a mulher teria atuado de forma dupla à frente da organização no contexto da pandemia de Covid-19: publicamente defenderia o interesse dos trabalhadores, mas em reuniões privadas atuaria em favor do GDF.
“Difícil encontrar uma ofensa mais contundente no meio sindical do que a alcunha de ‘pelego’, de sindicalista que não defende os interesses de sua classe, mas sim, faz o jogo dos poderosos”, escreveu Rosilene na petição.
A sindicalista preferiu não se manifestar sobre o teor da ação, bem como os advogados da pré-candidata.
Entretanto, a defesa informou que o processo de danos morais busca a “reparação educacional das ácidas críticas e ataques pessoais dirigidos à professora por meio de uma carta encaminhada a centenas de professores sindicalizados” e cujo objetivo primordial teria sido prejudicar moralmente a sindicalista.
“O processo se volta única e exclusivamente como forma de coibir que atos semelhantes continuem sendo praticados por outras pessoas”, disse a defesa.
Já o advogado Victor Mendonça Neiva afirmou que a ação teria a intenção de gerar fato político.
“Só queria acrescentar que há evidente má-fé uma vez que já houve a decadência do direito de queixa crime sobre os fatos de acordo com o artigo 38 do CPP (Código de Processo Penal), tendo sido ajuizada a ação com nítida intensão de gerar fato político, uma vez que em virtude da impossibilidade de processamento do feito não terei sequer a oportunidade de apresentar exceção de verdade”, disse Victor Mendonça Neiva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.