metropoles.com

Por um dia, Henrique Pizzolato perde saidão do Dia dos Pais

Entrave burocrático fará com que o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil permaneça na cadeia neste fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
henrique_pizzolato (1)
1 de 1 henrique_pizzolato (1) - Foto: Divulgação

Preso na Papuda há quase dois anos, mesmo com o direito de cumprir pena em regime semiaberto, Henrique Pizzolato não poderá deixar o complexo penitenciário no saidão do Dia dos Pais, nesta sexta-feira (11/8). Apesar de já haver decisão que permite ao ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil passar as manhãs e as tardes fora da cadeia, um entrave burocrático ficou no caminho de Pizzolato entre a prisão e a liberdade.

De acordo com a Portaria nº 1/2017, da Vara de Execuções Penais (VEP), um dos requisitos para que os sentenciados usufruam da benesse é que a autorização seja concedida 30 dias antes dos períodos fixados no calendário das saídas. No caso, a decisão da juíza Leila Cury, da VEP-DF, é do dia 12 julho. O prazo para a próxima saída — a desta sexta —, no entanto, seria o dia 11. Agora, Pizzolato só poderá deixar a Papuda no dia 15 de setembro, próximo período de saída temporária.

Reprodução

A família e a defesa do apenado do mensalão defendem o direito de o ex-diretor do BB sair já nesta sexta e aproveitar em casa os três dias previstos no calendário.

Segundo o advogado José Carlos Carvalho, passaram-se 70 dias desde que o cliente conseguiu o benefício do semiaberto, mas até hoje Pizzolato não deixou a Papuda. “Quero questionar aqui a quem interessa isso. Quais são as razões? Outros apenados já foram indultados e muitos estão, inclusive, implicados na Lava Jato”, reclama.

Pizzolato foi condenado em 2012 no escândalo no Mensalão a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Preso na Itália em fevereiro de 2015, o ex-diretor do BB cumpre pena, desde outubro de 2015, no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda. No fim de maio, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu a Pizzolato progressão ao semiaberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?