Por falta de novas doses, GDF não antecipará D2 nesta semana
Segundo o subsecretário Divino Valero, pessoas com agendamento da D2 até 24 de setembro permanecem contempladas com o adiantamento no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde informou, nesta segunda-feira (13/9), que não deve antecipar nesta semana novas datas para a aplicação da segunda dose das vacinas para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer no Distrito Federal. Até então, o governo local mantinha a tendência de anteceder em até três semanas a data do ciclo total da imunização.
A decisão ocorreu por causa da falta de novos repasses das vacinas do Ministério da Saúde específicas para a chamada D2, ou seja, exclusivas para a segunda dose. As informações foram anunciadas durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Saúde do DF.
“Por enquanto, não faremos o adiantamento nesta semana. Vamos aguardar o recebimento de novas doses para que a gente possa avançar, fazer a nova divulgação e adiantar o calendário”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
Na semana passada, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que liberaria a vacinação com a segunda dose para pessoas cuja imunização estivesse com data prevista para até 24 de setembro. Com isso, esse público continua sendo contemplado até que a secretaria anuncie novos avanços no calendário.
Nova faixa etária
Durante a coletiva de imprensa, a Secretaria de Saúde também confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com 14 e 15 anos, a partir da próxima quarta-feira (15/9).
De acordo com Valero, o Ministério da Saúde repassou mais 77.222 da Pfizer para aplicar como primeira dose nesses jovens. O imunizante é o único com autorização para a faixa etária.
Segundo o subsecretário, com as doses que já estão na Rede de Frio, o número ultrapassará as 100 mil doses para essa faixa etária. O grupo é composto por 89.453 pessoas.