Pioneiro de Brasília, dono do restaurante San Marino morre aos 79 anos
Oswaldo Meneguim sofreu complicações, na madrugada de sábado (14/11) após uma cirurgia ortopédica no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos pioneiros da gastronomia de Brasília, o empresário Oswaldo Meneguim (foto em destaque), de 79 anos, morreu, na madrugada de sábado (14/11), após complicações em decorrência de uma cirurgia ortopédica. Ele sofreu uma parada cardíaca, chegou a ser reanimado pela equipe do Hospital Santa Lúcia, mas não resistiu.
Torcedor do São Paulo, o economista fundou em 1984 o San Marino, um dos mais tradicionais restaurantes de comida italiana da cidade, depois de 12 anos de atuação na área gastronômica.
Natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Oswaldo foi transferido para Brasília em 4 de fevereiro de 1972, por conta do Banco Central, onde trabalhava à época.
“Entrando no Eixão e vendo aquele gramado verde e um pouco do cerrado, ele sentiu que seria para sempre”, lembra a viúva, Ana Maria Mendes Meneguim. O casal esteve junto por 57 anos.
Descendente de italianos, Meneguim decidiu repetir a tradição de entoar a famosa música Funiculì, Funiculà durante os jantares das sextas-feiras e sábados. Durante o momento, os clientes acompanham a música batendo tampas de panelas distribuídas pelos funcionários.
O corpo foi sepultado na tarde do sábado no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Oswaldo Meneguim deixa a esposa, dois filhos e três netos.