PCDF: peritos palestram sobre ciência forense em universidade inglesa
Ideia é criar programa de estágio para que a Universidade de Derby, na Inglaterra, faça intercâmbio com Instituto de Criminalística local
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos três peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foram convidados, nos últimos 12 meses, a realizar palestras para estudantes de graduação e pós-graduação em disciplinas ligadas a ciências forenses e locais de crime na Universidade de Derby, no Reino Unido.
Com 11 doutores e 37 mestres no seu quadro de profissionais, os peritos oficiais do Distrito Federal vêm usando essa qualificação para exportar conhecimento para a Europa.
“Até o momento, o que vem acontecendo são colaborações pontuais onde peritos criminais da Polícia Civil do DF dão palestras aqui na universidade. No futuro pretendemos fazer uma parceria para o estágio de estudantes inglesas na PCDF, mas por causa da Covid esses planos ainda não puderam sair do papel”, explicou a perita criminal Ana Flávia Belchior, professora na universidade inglesa.
De licença sem vencimento para acompanhar o marido em temporada de trabalho e estudos no Reino Unido, a perita acredita que o intercâmbio entre a universidade e a PCDF poderá ser efetivado no ano que vem.
Dos 219 peritos oficiais na ativa, há ainda quatro com pós-doutorado e 47 com cursos de pós-graduação, segundo pesquisa feita pela Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC).