metropoles.com

Pandemia arrefece e taxa de desemprego no DF cai de 18% para 15%

Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF) foi divulgada pelo IPEDF Codeplan e pelo Dieese nesta terça-feira (26/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial Metrópoles
construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado
1 de 1 construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado - Foto: Andre Borges/Especial Metrópoles

A taxa de desemprego total no Distrito Federal caiu de 18,7% para 15,6% entre junho de 2021 e de 2022. É o que mostra a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), feita pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nessa terça-feira (26/7).

No mesmo período, a taxa de participação — proporção de pessoas com 14 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas — reduziu, ao passar de 65% para 64,2%.

Nos últimos 12 meses, o contingente de desempregados diminuiu, como resultado do aumento do nível ocupacional — 57 mil postos de trabalho a mais —, em número bastante superior à variação positiva da População Economicamente Ativa (PEA) — 5 mil pessoas entraram no mercado de trabalho.

O aumento na ocupação derivou do crescimento no setor de serviços, no comércio e reparação e na construção, além de pequena elevação na indústria de transformação; e, segundo a forma de inserção, do aumento do assalariamento no setor público e no setor privado com carteira.

Além do mais, a flexibilização das restrições de combate à pandemia da Covid-19 e a ampliação da vacinação contribuíram para a tendência de queda na taxa de desemprego no DF desde o ano passado, como explica Roberto Piscitelli, especialista em finanças públicas.

“Diante da retomada econômica, houve reação do mercado de trabalho, principalmente na área de prestação de serviços, que é predominante na capital do país e se ressentiu durante a pandemia. Essa queda no desemprego deve continuar em intensidade menor, porém ainda percebemos que é uma taxa elevada”, destaca Roberto.

Ainda de acordo com o especialista, o período de campanha eleitoral neste ano deve contribuir para a geração de novos empregos. “São ocupações temporárias, mas que empregam muitos trabalhadores na divulgação e promoção dos candidatos”, acrescenta.

Comparação com maio

Em relação a maio de 2022, a taxa de desemprego total teve oscilação negativa ao variar de 15,8% para 15,6% da PEA. A taxa de participação ficou praticamente estável ao passar de 64,3% para 64,2%.

Neste mesmo período, o contingente de desempregados variou negativamente como resultado da variação positiva do contingente de ocupados — mais 4 mil postos de trabalho.

O nível de ocupação também teve variação positiva (0,3%), e o contingente de ocupados foi estimado em 1.393 pessoas. Setorialmente, esse resultado decorreu do aumento no comércio e reparação (4,6%, ou 11 mil) e na construção (5,4%, ou 4 mil) e do decréscimo observado no setor de serviços (-1,3%, ou -13 mil), enquanto não se alterou o número de trabalhadores na indústria de transformação.

Desemprego

Em junho deste ano, o contingente de desempregados foi estimado em 257 mil pessoas, 3 mil a menos do que o observado no mês anterior. A oscilação negativa da taxa de desemprego total — de 15,8% para 15,6% — refletiu a pequena retração da taxa de desemprego aberto, que passou de 13,4% para 13,1%, e a relativa estabilidade da taxa de desemprego oculto, de 2,4% para 2,5%.

O desemprego aberto refere-se às pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho na semana anterior. Já o desemprego oculto pelo trabalho precário compreende as pessoas que procuraram emprego nos 30 dias anteriores ao dia da pesquisa, ou nos últimos 12 meses, e que realizam, de forma irregular, algum trabalho remunerado ou não.

Por último, o desemprego oculto pelo desalento trata das pessoas sem trabalho e que não o procuraram nos últimos 30 dias antes da entrevista por desestímulo do mercado de trabalho, ou por circunstâncias imprevistas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos 12 meses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?