Pacheco nomeia Leila Barros procuradora da Mulher no Senado
Senadora havia sido escolhida pela bancada feminina e substitui Rose de Freitas no comando do órgão que trata das pautas de gênero da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), designou a senadora Leila Barros (Cidadania-DF), nesta terça-feira (24/8), como a nova procuradora especial da Mulher na Casa. Até então, o cargo era ocupado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES).
A bancada feminina já havia fechado questão sobre a indicação de Leila para a vaga, mas aguardava a oficialização por parte do presidente do Senado. Com isso, a senadora passa a ser a responsável por conduzir as pautas femininas dentro da Casa até 2023.
“Quando a gente vê os números absurdos que nos assustam e que, de certa forma, afligem o nosso coração, que é o número de violências domésticas e que as mulheres são grandes vítimas. São 17 milhões de mulheres vítimas, uma a cada quatro mulheres sofre ou já sofreu algum tipo de violência nessa pandemia. Isso nos faz estar mais em alerta e ter consciência dessa nova missão”, afirmou a congressista em plenário.
A Procuradoria Especial da Mulher do Senado foi criada em 2013 pelo então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O órgão atua diretamente nas matérias sobre questões de gênero para coibir todas as formas de discriminação e segregação.