Organização da PMDF, PCDF e dos bombeiros passa para novo ministério
Medida Provisória que cria a pasta extraordinária da Segurança Pública foi publicada nesta terça-feira (27/2) no Diário Oficial da União
atualizado
Compartilhar notícia
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27/2) a medida provisória que cria o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. O texto prevê a transferência para a pasta da “organização e manutenção” das polícias Civil e Militar do DF, além do Corpo de Bombeiros.
Nos bastidores, existe expectativa de que os assuntos relacionados às forças de segurança do DF, mantidas com recursos do Fundo Constitucional (ou seja, dinheiro do orçamento federal), tenham tramitação mais fácil a partir de agora.
Entre eles, o reajuste salarial da Polícia Civil. Há mais de dois anos a corporação reivindica a equiparação com a Polícia Federal, que corresponderia a um aumento de 37% nos contracheques.
Em assembleia geral extraordinária realizada nessa segunda (26), os policiais civis do DF decidiram não paralisar as atividades novamente. Nesta semana, porém, vão realizar uma série de manifestações contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Na semana que vem, há novo encontro marcado com indicativo de greve. Entretanto, o dia não foi definido ainda.