metropoles.com

Novo golpe: homem pede Pix por tratamento contra câncer do Hospital de Base

Criminoso tentava a transferência após saber o nome e a doença do paciente atendido na unidade. Caso é investigado pela Polícia Civil do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Davidyson Damasceno/Iges-DF
HBDF
1 de 1 HBDF - Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Um criminoso foi denunciado na 5ª Delegacia de Polícia, nesta segunda-feira (13/9), após ter usado um aplicativo de celular para tentar extorquir a filha de um paciente internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), uma das principais referências da rede pública local, para a liberação de um medicamento para quimioterapia.

Patrícia de Carvalho da Silva acompanhava Francisco Veloso, de 70 anos, para tratamento contra um câncer e, antes de serem atendidos, a responsável pelo paciente recebeu uma ligação de uma pessoa que seria profissional de saúde da unidade hospitalar e fez a investida.

Na conversa, o criminoso afirmou que a quimioterapia não poderia ser realizada porque não haveria autorização para liberar o medicamento, mas que a situação poderia ser revertida no caso de transferência por Pix.

Patrícia conta que logo percebeu tratar-se de um golpe e, preocupada, desligou antes mesmo de o golpista falar qual seria o valor do depósito.

“Depois que me acalmei, tentei retornar a ligação, mas deu número de celular restrito e ninguém atendeu”, relatou a mulher ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), responsável por registrar o boletim de ocorrência.

Patrícia sustenta que ninguém da família havia divulgado o número do telefone para pessoas estranhas durante as idas ao Hospital de Base.

“Fiz amizade com uma senhora que também estava com o pai fazendo quimioterapia, mas não dei meu celular nem pra ela nem pra ninguém”, afirma. Patrícia denunciou o caso à direção do HB, que é administrado pelo Iges.

A vice-presidente da entidade, Maristela Souza de Jesus, esclareceu que todos os medicamentos e tratamentos da unidade são “totalmente gratuitos”. A instituição também é responsável por administrar o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e seis unidades de pronto atendimento (UPAs).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?