metropoles.com

No dia da eleição, Barroso acompanhará novo sistema do TSE em Valparaíso

Município do Entorno foi um dos três escolhidos no Brasil para testar tecnologia: cidadãos votarão futuramente pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
o ministro do STF Luís Roberto Barroso
1 de 1 o ministro do STF Luís Roberto Barroso - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (foto em destaque), decidiu acompanhar em Valparaíso de Goiás o teste do novo sistema da Corte que vai garantir, futuramente, que o cidadão consiga votar pela internet. A visita está prevista para a manhã do próximo domingo (15/11), dia em que brasileiros irão às urnas em 5567 municípios.

Localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride), o município foi um dos três escolhidos pela Justiça Eleitoral para receber a experiência inovadora. Na agenda, Barroso será acompanhado pelo vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

A ideia inovadora foi revelada em setembro, após a Corte Superior publicar um chamamento público para que empresas da área de tecnologia apresentassem plataformas virtuais que poderiam vir a ser utilizadas nos pleitos seguintes ao de novembro, quando os brasileiros devem escolher prefeitos, vice e também vereadores municipais.

3 imagens
A urna eletrônica vem sofrendo diversos ataques em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018
Avalie bem os candidatos ao governo
1 de 3

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressalta que não há demonstração de fraude em razão do uso das urnas eletrônicas

Matheus Venzi / Metrópoles
2 de 3

A urna eletrônica vem sofrendo diversos ataques em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Avalie bem os candidatos ao governo

TSE/Divulgação
Avanços tecnológicos

Valparaíso tem uma população estimada em 172.135 pessoas. Além da cidade goiana, Curitiba (PR) e São Paulo (SP) também estão entre as localidades com a possibilidade de avaliar mais um avanço tecnológico para a escolha de futuros representantes nos poderes Executivo e Legislativo, municipais, distritais, estaduais e até nacionais.

A ideia é conseguir encontrar uma ferramenta segura capaz de transmitir a decisão de cada eleitor a partir do telefone celular, por exemplo, sem precisar sair de casa. O novo sistema não vai valer para a disputa deste ano. Contudo, é mais uma tentativa da Corte eleitoral para ampliar a participação de eleitores no processo de escolha de seus representantes. O objetivo é também encontrar formas de reduzir custos do processo eleitoral, a exemplo de experiências de outros países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?