metropoles.com

No DF, Uber e 99 vão monitorar uso de máscaras durante viagens nos apps

Medida foi anunciada pelas plataformas e entrará em vigor nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Como medida para controlar a proliferação do novo coronavírus, a Uber vai passar a monitorar, em tempo real, o uso de máscaras por motoristas e passageiros antes do início de uma viagem. De acordo com a plataforma de transportes, a novidade começará a valer no Distrito Federal e nas principais capitais do país já nos próximos dias. A 99 adotará medida semelhante para fiscalizar os profissionais.

O sistema vai exigir que, antes da rota solicitada, os motoristas encaminhem uma selfie para confirmar o uso do equipamento de proteção por todas as pessoas do carro e, ainda, que respondam um checklist de segurança. Saber se os passageiros se acomodaram apenas no banco traseiro e se as janelas do veículo estão totalmente abertas fazem parte do questionário. Viagens com passageiro no banco da frente não serão permitidas.

Com o anúncio da plataforma, o uso de máscaras se torna obrigatório para todos que dirigem ou utilizam o aplicativo da Uber durante a pandemia. Para os cadastrados, a empresa compartilhará conteúdos educativos criados em parceria com a Organização Mundial da Saúde.

“Sabemos que, mesmo com as recomendações de isolamento, muitas pessoas ainda precisam utilizar a nossa plataforma para manter a comunidade em movimento e gerar renda para suas famílias. Por isso, a saúde e a segurança de quem precisa utilizar a Uber neste momento é a nossa maior prioridade, e a chegada desses novos recursos dá mais um passo nesse sentido”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.

Caso o passageiro ou o motorista não esteja de máscara, a corrida poderá ser cancelada e a plataforma, notificada. Os usuários e motoristas também terão de avaliar um ao outro no quesito higiene no fim de cada viagem.

A Uber disponibilizou recursos para que motoristas parceiros possam adquirir máscaras e produtos de desinfetação, como álcool em gel, sem custo adicional.

Veja a simulação:

Os motoristas da 99 também terão que tirar selfie para provar que estão trabalhando de máscara. As imagens serão analisadas por inteligência artificial para verificação das medidas de segurança contra o coronavírus determinadas pela da dona do serviço, a chinesa Didi Chuxing.

Tanto os passageiros quanto motoristas podem cancelar as viagens se não se sentirem seguros com as condições de higiene, afirmou.

Multas

No Distrito Federal, o uso de máscaras é obrigatório em locais públicos ou de circulação de pessoas. A fiscalização começou na última segunda-feira (18/05) e a multa prevista para quem descumprir a norma pode chegar a R$ 2 mil.

De acordo com o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF de sábado (16/05), a inobservância do disposto resultará em penalidade não só para pessoa física – agora, o ato normativo também prevê multa de R$ 4 mil para pessoa jurídica, ou seja, para estabelecimentos em que os funcionários não usam máscaras.

4 imagens
Uber
Mesmo com vacinação em andamento, população deve permanecer com cuidados básicos contra a Covid-19
1 de 4

No DF, 41% dos motoristas de app usam a profissão para complementar a renda

Michael Melo/Metrópoles
2 de 4

Uber

Reprodução
3 de 4

Mesmo com vacinação em andamento, população deve permanecer com cuidados básicos contra a Covid-19

FreePik
4 de 4

Igo Estrela/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?