No DF, Uber e 99 vão monitorar uso de máscaras durante viagens nos apps
Medida foi anunciada pelas plataformas e entrará em vigor nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
Como medida para controlar a proliferação do novo coronavírus, a Uber vai passar a monitorar, em tempo real, o uso de máscaras por motoristas e passageiros antes do início de uma viagem. De acordo com a plataforma de transportes, a novidade começará a valer no Distrito Federal e nas principais capitais do país já nos próximos dias. A 99 adotará medida semelhante para fiscalizar os profissionais.
O sistema vai exigir que, antes da rota solicitada, os motoristas encaminhem uma selfie para confirmar o uso do equipamento de proteção por todas as pessoas do carro e, ainda, que respondam um checklist de segurança. Saber se os passageiros se acomodaram apenas no banco traseiro e se as janelas do veículo estão totalmente abertas fazem parte do questionário. Viagens com passageiro no banco da frente não serão permitidas.
Com o anúncio da plataforma, o uso de máscaras se torna obrigatório para todos que dirigem ou utilizam o aplicativo da Uber durante a pandemia. Para os cadastrados, a empresa compartilhará conteúdos educativos criados em parceria com a Organização Mundial da Saúde.
“Sabemos que, mesmo com as recomendações de isolamento, muitas pessoas ainda precisam utilizar a nossa plataforma para manter a comunidade em movimento e gerar renda para suas famílias. Por isso, a saúde e a segurança de quem precisa utilizar a Uber neste momento é a nossa maior prioridade, e a chegada desses novos recursos dá mais um passo nesse sentido”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.
Caso o passageiro ou o motorista não esteja de máscara, a corrida poderá ser cancelada e a plataforma, notificada. Os usuários e motoristas também terão de avaliar um ao outro no quesito higiene no fim de cada viagem.
A Uber disponibilizou recursos para que motoristas parceiros possam adquirir máscaras e produtos de desinfetação, como álcool em gel, sem custo adicional.
Veja a simulação:
Os motoristas da 99 também terão que tirar selfie para provar que estão trabalhando de máscara. As imagens serão analisadas por inteligência artificial para verificação das medidas de segurança contra o coronavírus determinadas pela da dona do serviço, a chinesa Didi Chuxing.
Tanto os passageiros quanto motoristas podem cancelar as viagens se não se sentirem seguros com as condições de higiene, afirmou.
Multas
No Distrito Federal, o uso de máscaras é obrigatório em locais públicos ou de circulação de pessoas. A fiscalização começou na última segunda-feira (18/05) e a multa prevista para quem descumprir a norma pode chegar a R$ 2 mil.
De acordo com o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF de sábado (16/05), a inobservância do disposto resultará em penalidade não só para pessoa física – agora, o ato normativo também prevê multa de R$ 4 mil para pessoa jurídica, ou seja, para estabelecimentos em que os funcionários não usam máscaras.