metropoles.com

Nem esquerda, nem direita: Centrão leva a melhor nas prefeituras do Entorno

Partidos que figuram no meio do pêndulo ideológico venceram em 29 dos 33 municípios adjacentes ao DF. PSL garantiu uma e o PT, nenhuma delas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012
1 de 1 Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Composta por 33 municípios localizados em Goiás e Minas Gerais, a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride) será comandada, em sua grande maioria, por prefeitos filiados a partidos políticos que integram o chamado Centrão.

Na maior parte dos casos, os eleitores rechaçaram candidaturas consideradas extremistas, tanto da direita quanto da esquerda, e optaram por nomes que transitam entre as duas alas ideológicas.

Para se ter ideia, o Democratas (DEM) – partido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, – conseguiu vencer em 13 cidades da região adjacente à capital da República, incluindo em Luziânia (GO), uma das mais importantes da vizinhança distrital.

Na sequência das siglas mais vitoriosas, o Progressistas (PP) elegeu outros quatro candidatos às prefeituras do Entorno. O Podemos (Pode) e o Partido Liberal (PL) venceram em três cidades cada. Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do governador Ibaneis Rocha (MDB), alcançou a vitória em duas localidades.

4 imagens
O Progressistas, comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), também se destacou e elegeu quatro prefeitos
Já o partido de Ibaneis Rocha (MDB) conquistou apenas duas prefeituras do Entorno
Tido como de esquerda, o quilombola Vilmar Kalunga foi um dos únicos dessa ala ideológica a ser eleito. Ele é do PSB
1 de 4

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM)

Reprodução
2 de 4

O Progressistas, comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), também se destacou e elegeu quatro prefeitos

Moreira Mariz/Agência Senado
3 de 4

Já o partido de Ibaneis Rocha (MDB) conquistou apenas duas prefeituras do Entorno

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Tido como de esquerda, o quilombola Vilmar Kalunga foi um dos únicos dessa ala ideológica a ser eleito. Ele é do PSB

Reprodução / Facebook
Extremistas

Legenda que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Partido Social Liberal (PSL) ainda mantém em seus quadros defensores de ideias mais conservadoras. Apesar da força de aliados, a sigla conseguiu eleger – e de forma apertada – apenas um prefeito: o delegado Cristiomário, na cidade de Planaltina de Goiás.

Já as agremiações consideradas de esquerda, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), não emplacaram candidatos vitoriosos nas chefias do Executivo nas 33 cidades do Entorno do DF.

Tido como de esquerda, o quilombola Vilmar Kalunga foi um dos únicos com esse viés ideológico a ser eleito. Ele é do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mesma agremiação do ex-governador Rodrigo Rollemberg. Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT) conquistou duas prefeituras com nomes mais alinhados à esquerda democrática.

Cenário nacional

O cenário nas cidades que circundam a capital federal se assemelha ao resultado revelado nas eleições de domingo (15/11) em todo o Brasil. Para se ter ideia, embora tenha perdido espaço se comparado com o pleito de 2016, o MDB conseguiu se manter como o partido com maior número de prefeitos no país.

No total, a sigla elegeu 766 prefeitos, 278 a menos que nas eleições municipais passadas. Já o PP ocupa o segundo lugar, com 672 gestores municipais, 177 a mais que na última votação.

Em terceiro, o DEM saiu de 266, em 2016, para 458 prefeitos neste novo pleito e se firmou como a sigla que mais elegeu chefes do Executivo municipal nas eleições de domingo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?