MPF acolhe denúncia e investiga abandono de palacete imperial no Rio
Prédio imperial é do patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está há cerca de 20 anos sem utilização e tem se deteriorado
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) acolheu uma denúncia e passou a investigar o abandono de um prédio histórico no centro da cidade do Rio de Janeiro. Datado de 1862, o palacete fica na esquina da Rua Visconde do Rio Branco com o Campo de Santana e está abandonado há cerca de 20 anos.
“Aqui no Rio, o patrimônio histórico e cultural está complementarmente abandonado e decidi apresentar essa denúncia aos órgãos competentes”, afirmou ao Metrópoles o guarda municipal Rodrigo Figueiredo, autor do alerta.
Figueiredo é membro do Movimento Policiais Antifascismo e da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+. Ele tem alertado as autoridades nacionais sobre a falta de recursos federais que resultaram na situação do palacete imperial.
De acordo com o perfil Rio Antigo, do Instagram, o imóvel é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde abrigou o Instituto de Eletrotécnica, a Escola de Comunicação e a Escola Politécnica da instituição “até seu abandono total”.
“Ao longo dos anos, já ouvimos falar de planos para transformar o local em centro de Arqueologia, em lugar de memória da eletricidade e até em um museu sobre o carnaval. Como sempre, nenhum desses projetos vingou. E a cada dia o prédio vai se deteriorando mais. Grande parte do telhado já caiu e até pedaços da fachada (um risco para os pedestres). As autoridades vão esperar que o prédio desabe ou pegue fogo para fazer alguma coisa?”, provoca o texto.
O Metrópoles acionou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou que “o prédio citado está cedido ao Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]”. O órgão, por sua vez, também foi procurado, mas não havia se posicionado até a publicação da reportagem. O conteúdo será atualizado quando houver manifestação oficial.
Veja a publicação:
Ver essa foto no Instagram