metropoles.com

MPDFT abre inquérito para investigar vazamento de 160 mil chaves Pix

Procedimento é da Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) e pretende intimar Acesso Soluções de Pagamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
PIX – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC, A plataforma de pagamentos e transferências é uma inovação que vai trazer custos menores para usuários e para o sistema financeiro. fotos para Banco de imagens
1 de 1 PIX – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC, A plataforma de pagamentos e transferências é uma inovação que vai trazer custos menores para usuários e para o sistema financeiro. fotos para Banco de imagens - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou, na quarta-feira (16/2), um inquérito civil público contra a Acesso Soluções de Pagamento S.A, após o Banco Central relatar vazamento de dados de 160 mil chaves Pix.

O procedimento é de responsabilidade da Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) e pretende investigar as circunstâncias do comprometimento de dados pessoais tratados pela instituição financeira. O inquérito também visa apurar as responsabilidades pelos danos causados.

O Ministério Público quer intimar o grupo financeiro e solicitar informações complementares ao Banco Central do Brasil e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O vazamento ilegal de dados da Acesso Soluções de Pagamento foi informado em 21 de janeiro deste ano e, segundo o Banco Central, o problema ocorreu entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

Segundo informações, nomes do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência foram alguns dos dados vazados.

O vazamento atingiu 160.147 chaves Pix, pertencentes a 159.603 pessoas físicas. O Banco Central comunicou que o erro ocorreu por causa de “falhas pontuais em sistemas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?