metropoles.com

MPC investiga se houve desvio milionário em tíquetes do Metrô-DF

Órgão de controle deu prazo de cinco dias para que a estatal explique como aditivou contrato de engenharia com o mesmo valor do benefício

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
: Igo Estrela/Metrópoles
DF na real, Metro. Brasília(DF), 12/10/2018
1 de 1 DF na real, Metro. Brasília(DF), 12/10/2018 - Foto: : Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério Público de Contas (MPC-DF) investiga se houve desvio de R$ 1.058.093,68 dos valores destinados originalmente a vale-alimentação de empregados da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

A denúncia recebida pelo órgão sustenta que o montante teria sido remanejado com propósito de pagar despesas de contrato com empresa terceirizada. Por solicitação do procurador Demóstenes Tres Albuquerque, a estatal tem o prazo de cinco dias, a contar do recebimento, para prestar esclarecimentos.

“O Ministério Público do Trabalho (MPT) afirma que o Metrô-DF, em audiência, confessou que os valores empenhados antes para o pagamento de vale-alimentação foram utilizados em contratos de manutenção. Ficou comprovado que o Metrô-DF está deslocando para outros fins verbas empenhadas para pagamento de benefícios de sentença normativa”, argumenta o documento recebido pelo órgão de controle.

Segundo a denúncia, originalmente o recurso deveria ter sido destinado à empresa Sodexo Pass do Brasil Serviços e Comércio – responsável pelos tíquetes de alimentação dos funcionários da estatal. Contudo, foi usado para pagamento de contrato mantido com a a MPE-Engenharia e Serviços, o que, se confirmado, configura ato ilegal.

“Informa a celebração do Terceiro Termo Aditivo ao Contrato n°. 039/2016, firmado entre o Metrô-DF e a empresa MPE Engenharia e serviços S.A., foi acrescido em R$ 1.058.093,68 (19,52% do valor inicial), idêntico ao cancelamento esposado [comprometido]”, registra.

Explicações

O MPC pediu acesso à íntegra do processo que originou o contrato milionário, assim como a todos os termos aditivos autorizados pela empresa pública. Quer também explicações sobre a aprovação pelo conselho da estatal.

Procurada pela coluna, a Companhia do Metropolitano do DF informou “que liquida suas despesas relativas ao custeio, folha de pagamento e investimentos dentro da rubrica específica para cada uma, respeitando a periodicidade necessária”, registrou em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?