metropoles.com

MP flagra desrespeito ao lockdown em feiras e comércios do DF

De acordo com o órgão, os centros comerciais que mais resistem às restrições são a Feira dos Importados, a Feira do Guará e o Taguacenter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
Fachada do MPDFT
1 de 1 Fachada do MPDFT - Foto: RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fiscalizou, entre 28 de fevereiro e 3 de março, o cumprimento do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) que suspendeu atividades comerciais e industriais consideradas não essenciais.

De acordo com o relatório pericial requisitado pela força-tarefa de enfrentamento à Covid-19, os centros comerciais que mais resistem às restrições são a Feira dos Importados, a Feira do Guará e o Taguacenter. Ao DF-Legal, será requisitada a fiscalização e autuação onde foram verificadas irregularidades.

Nesses locais, de acordo com o documento, lojas se mantiveram abertas durante o período inspecionado e os comerciantes aderiram ao fechamento das portas pela metade. “Quem frequenta os locais acaba tendo a impressão da inexistência de regramentos no comércio, tamanha a quantidade de lojas em atividade”, indica a perícia.

“É preocupante ver que muitos empresários optaram desprezar as restrições impostas, usando do artifício de cerrar as portas pela metade dando a impressão de inatividade nos estabelecimentos. Entendemos que deve haver um equilíbrio que possibilite a economia do DF sobreviver, mas precisamos salvar vidas com o distanciamento, o uso de máscaras, álcool em gel e com respeito às normas governamentais”, alerta o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Entre os bares fiscalizados, no Sudoeste, Asa Sul, Águas Claras e Setor de Clubes, na primeira noite em que foi reduzido o horário de funcionamento, com limite até a meia-noite, diversos estabelecimentos respeitados, com exceção de dois bares no Sudoeste. No lago sul, duas casas de festa também estavam abertas após o horário-limite.

Alguns desses locais foram alvos da força-tarefa do GDF, que é formada pelos órgãos com poder de autuação diante das irregularidades. Entretanto, permaneceram em atividade mesmo após orientação oficial. Nos dias posteriores, quando foi decretado o total fechamento dos comércios não essenciais no DF, não foi verificada atividade em nenhum dos locais.

A força-tarefa do MPDFT seguirá com a realização de vistorias para observar o comportamento dos usuários e também a fiscalização que deve ser realizada pelo poder público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?