Ministério da Saúde quer vacinar população até novembro, diz Delmasso
Vice-presidente da CLDF esteve com outros legisladores, nesta terça, em reunião com representantes da pasta federal para tratar do tema
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos), afirmou que a intenção do Ministério da Saúde é imunizar toda a população brasileira maior de 18 anos até o mês de novembro. A declaração ocorreu durante a sessão ordinária desta terça-feira (13/4).
O parlamentar (foto em destaque) integra a Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), grupo que participou de reunião com a pasta comandada pelo ministro Marcelo Queiroga, nesta tarde, para tratar do tema.
“Havendo acordo com mais laboratórios, a imunização pode ter mais agilidade”, afirmou o parlamentar.
Conforme pontuou o deputado distrital, há 450 milhões de doses compactuadas com quatro laboratórios: Butantan, Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz, Janssen e Pfizer. Contudo, atualmente, apenas os dois primeiros estão fazendo entregas.
Repasses
A Pfizer, segundo o parlamentar, comprometeu-se a entregar o primeiro lote no próximo dia 29 de abril. Delmasso informou, ainda, que a expectativa do governo é de, a partir de maio, vacinar 2,5 milhões de pessoas por dia. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a imunização tem atingido 1 milhão de brasileiros por dia.
Delmasso destacou que a pasta federal tem recomendado a todos os estados e municípios, além do Distrito Federal, a se planejarem para seguirem no combate ao novo coronavírus pelos próximos 36 meses.
“A gente às vezes pensa que, tendo vacinado todo mundo, está tudo liberado. Mas não. A recomendação é não relaxar medidas como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização de mãos pelos próximos 36 meses”, concluiu Rodrigo Delmasso.