Ministério da Saúde envia 173 mil seringas para uso com a Pfizer no DF
Secretaria de Saúde aguardava nova remessa para iniciar campanha de vacinação de jovens a partir dos 20 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (11/8), ter despachado uma nova remessa de 173.800 seringas exclusivas para aplicação da Pzier na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal.
A declaração oficial ocorreu após a Secretaria de Saúde alertar sobre um déficit dos insumos encaminhados pela União ao Governo do Distrito Federal (GDF) para iniciar a imunização de jovens a partir de 20 anos (veja abaixo).
De acordo com o ministério, até agora, foram enviadas 755.940 doses de Pfizer ao DF. “Até segunda-feira (9/8), foi entregue um total de 631.230 seringas e, nesta terça (10), foram liberadas mais 173.800 seringas de 1ml, que devem chegar nos próximos dias no DF”.
A pasta federal informou que a distribuição é realizada de forma gradativa à medida que esses insumos são disponibilizados pelos fornecedores.
“Cabe destacar que o fornecimento de seringas e agulhas para a rotina da vacinação cabe às secretarias estaduais e municipais de Saúde. A compra pode ser feita independentemente da aquisição feita pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra Covid-19”, sublinhou.
Déficit
A Secretaria de Saúde identificou, na noite de segunda-feira (9/8), a necessidade de novas remessas de seringas específicas para a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 no Distrito Federal. O imunizante é um dos únicos usados no Brasil que dependem desse instrumento específico para aplicação nos pacientes e que é fornecido também pelo Ministério da Saúde.
A reportagem apurou com fontes da pasta que, no total, o Governo do Distrito Federal (GDF) chegou a calcular um déficit de 300 mil unidades do instrumento específico para o imunizante fabricado pela BioNTech, mas a secretaria esclareceu que o número é a metade desse total.
O uso da seringa específica é para se conseguir aproveitar as seis doses que constam em cada frasco. O instrumento utilizado é mais fino e diferente das seringas utilizadas para outras vacinas contra Covid-19. O volume aplicado também é menor, de 0,3ml. Para efeito de comparação, nas vacinas CoronaVac e AstraZeneca o volume aplicado é de o,5 ml, conforme explica a Secretaria de Saúde. O modelo usado na Pfizer também pode servir para aplicação de insulina.
Para a próxima quinta-feira (12/8), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o início da campanha para jovens a partir dos 20 anos.