metropoles.com

Ministério da Justiça dá 72h para Apple explicar segurança de fones

MJ e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor querem entender riscos de uso do aparelho após danos causado em menino dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
AirPods Apple
1 de 1 AirPods Apple - Foto: Getty Images

O Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor deram um prazo de 72 horas para que a Apple explique criteriosamente a segurança do uso dos fones de ouvidos sem fio, comandados pelo sistema de bluetooth (Airpods).

A decisão teve como fundamento o caso de um menino de 12 anos que teria sofrido danos auditivos após o uso constante do aparelho da marca. Um casal americano abriu processo contra a empresa ao alegar problemas irreversíveis no filho menor de idade.

Para notificar a gigante norte-americana, o Ministério da Justiça teve acesso ao processo deflagrado no Tribunal da Califórnia.

“Estamos investigando possível defeito e consequente risco à saúde e segurança dos consumidores brasileiros. A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A partir desta segunda-feira (30/5), a Apple deverá justificar a venda do acessório e os riscos do equipamento, explicando regularidade, qualidade, segurança, transparência, informação e orientação aos consumidores quanto ao processo de fabricação e comercialização do produto.

“Por enquanto, estamos notificando a empresa a se explicar e mostrar os reais riscos à população que consome esse produto e se foi um caso isolado ou não. Se a Apple permanecer em silêncio, esse processo será anexado num processo sancionatório que pode resultar, por exemplo, na suspensão temporária ou definitiva do serviço, interdição e recall. Por enquanto, contudo, a empresa está apenas sendo instada a explicar esse caso e que deveria ter partido dela”, informou Rodrigo Roca, secretário Nacional do Consumidor.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?