metropoles.com

Metrô-DF homologa compra de 55 câmeras para localizar passageiros com febre

Próxima fase será elaboração do contrato para que, em até 60 dias, o sistema de monitoramento em tempo real comece a funcionar no sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Metrô-DF
1 de 1 Metrô-DF - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) homologou, nessa terça (5/1), a compra de 55 câmeras térmicas e visuais, para a instalação em todas as estações e no complexo administrativo e operacional, para identificar passageiros com temperatura febril. A licitação foi antecipada pelo Metrópoles na manhã desta quarta-feira (6/01).

O pregão foi auditado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e elaborado para a contratação de sistema de monitoramento de temperatura corporal humana de todos os passageiros. A intenção é protetiva para evitar que um possível paciente de Covid-19 seja potencial transmissor do vírus a outros usuários do sistema de transporte.

De acordo com o Metrô-DF, após a homologação, começa a fase de elaboração do contrato e, apenas após os trâmites internos, começa a contar o prazo de até 60 dias para o início do funcionamento.

A aferição da temperatura ocorrerá por vídeo e à distância, operacionalizada por câmeras especiais e software específico, de forma a facilitar o monitoramento por operadores metroviários . Os equipamentos serão instalados antes das catracas, portanto qualquer abordagem será feita antes que o usuário entre na área paga do sistema.

“Nossa missão é transportar pessoas com confiabilidade, eficiência e sustentabilidade e adotar as providências necessárias, no âmbito do sistema metroviário, para a prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Essa medida se soma às várias outras que tomamos desde o início da pandemia, especialmente o reforço nas operações de limpeza”, explica o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

4 imagens
Novidade veio da China
Profissionais arriscam a vida para resgatar brasilienses durante a crise sanitária
Painéis de equipamento que faz monitoramento de temperatura em massa
1 de 4

Aparato mede temperatura dos passageiros

Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
2 de 4

Novidade veio da China

Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
3 de 4

Profissionais arriscam a vida para resgatar brasilienses durante a crise sanitária

Divulgação/Inframerica
4 de 4

Painéis de equipamento que faz monitoramento de temperatura em massa

Divulgação
Investimento

O valor do investimento é de cerca de R$ 2 milhões e inclui equipamentos, licenças de softwares, serviços de instalação, configuração, treinamento e assistência técnica e suporte. Após a homologação, começa a fase de elaboração do contrato e, apenas após a fase de trâmites internos, começa a contar o prazo de até 60 dias para o início do funcionamento.

Em média, o Sistema Metroviário do Distrito Federal transporta em períodos normais mais de 160 mil usuários por dia. Devido à pandemia, o meio transporte registrou uma queda de usuários de até 80% em função da pandemia. Mas a demanda de usuários vem crescendo gradativamente. Para se ter ideia, em dezembro, o modal atingiu a marca de 95 mil passageiros.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?