Médicos do HBDF debatem nesta quinta migração para novo instituto
Concursados e SindMédico se reúnem às 20h para discutir o impacto da mudança no modelo de gestão da unidade em sua rotina de trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
Os profissionais do Hospital de Base começam a se preparar para a transformação da maior unidade pública de saúde do Distrito Federal em um instituto. Às 20h desta quinta-feira (20/7), os médicos do HBDF se reúnem com representantes do sindicato da categoria para debater a migração dos concursados para o novo instituto, que poderá funcionar com profissionais terceirizados, contratados via CLT, sem passar pelo crivo da seleção pública.
Os ministérios públicos do DF e Territórios (MPDF), do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC) pediram à Secretaria de Saúde a anulação da portaria que fixou prazo de 45 dias, a contar de 5/7, para que a equipe do hospital manifeste interesse em trabalhar ou não na unidade após a mudança de gestão. Enquanto o documento permanece válido, e o prazo correndo, os servidores se antecipam, debatendo os impactos que terão na rotina – e na carreira – com a alteração do modelo administrativo. Eles temem precarização das condições de trabalho. Para o GDF, será mais ágil contratar trabalhadores e comprar insumos, uma vez que não haverá necessidade de licitar equipamentos e medicamentos. O governo quer concluir a migração no início de 2018.