Mais uma vez, Câmara Legislativa adia fim da verba indenizatória
Deputados não se entendem acerca do fim da regalia e postergam votação para acabar com o benefício
atualizado
Compartilhar notícia
A falta de entendimento entre os integrantes do Colégio de Líderes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) mais uma vez adiou a discussão do projeto que prevê o fim da verba indenizatória dos distritais. O imbróglio ocorreu na segunda-feira (19/3), após a bancada do PT apresentar um parecer questionando a legitimidade da proposta.
O clima esquentou mais ainda quando Luzia de Paula (PSB) questionou a efetividade da medida. Na reunião, ela sugeriu que, reconhecida a necessidade do corte, os deputados da Mesa Diretora abrissem mão também dos carros oficiais destinados apenas aos dirigentes da Casa. Depois, em tom de revolta, propôs o fim dos subsídios salariais para todos os 24 deputados.Pelo estudo feito por consultores da Casa, a modalidade correta para se apresentar a medida teria de ser um projeto de decreto legislativo (PDL), não um projeto de resolução, como o apresentado originalmente pela Mesa Diretora.
Outra ala dos parlamentares teme que o fim da regalia cause impacto direto, por exemplo, em multas por destrato de contratos, como de aluguel de imóveis e automóveis.
O calor da discussão fez com que o presidente da Casa, Joe Valle (PDT), remarcasse a análise da proposta em plenário para a terça-feira da próxima semana (27). Contudo, da forma como o tema tem despertado polêmica na CLDF, pode ser que nem mesmo até lá os deputados fechem questão acerca do assunto.