metropoles.com

Maioria dos brasileiros acha que Janot não persegue Temer

Segundo estudo da Paraná Pesquisas, 74,3% dos entrevistados acreditam na imparcialidade do procurador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
MC_sabatina-com-Rodrigo-Janot-CCJ-senado_260820150002-e1445682545408
1 de 1 MC_sabatina-com-Rodrigo-Janot-CCJ-senado_260820150002-e1445682545408 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao contrário do que apregoa o Planalto, a maioria dos brasileiros acredita que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não persegue o presidente Michel Temer (PMDB/SP) no âmbito das investigações da Lava Jato. Pelo menos é o que mostra uma enquete feita pela Paraná Pesquisas. De 2.540 pessoas ouvidas nas cinco regiões do país, 74,3% se manifestaram dessa forma.

Já 22,7% disseram que o procurador, que cederá o cargo à procuradora Raquel Dodge no dia 18 de setembro, persegue o peemedebista. Outros 3% não opinaram ou não souberam se manifestar.

Entre as regiões, 78,9% dos moradores do Nordeste defendem a imparcialidade de Janot sobre Temer. No Sul, um dos berços da operação, 69,1% acreditam que o procurador usa do seu cargo para perseguir o presidente.

O próprio peemedebista questiona publicamente o trabalho do procurador. No dia 8 de agosto, Temer pediu a suspeição – e impedimento – de Rodrigo Janot. Por meio de seu advogado, o criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, o presidente alega que “já se tornou público e notório que a atuação do procurador-geral da República, em casos envolvendo o presidente da República, vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa”.

“Não estamos, evidentemente, diante de mera atuação institucional”, afirmou Mariz, em 23 páginas endereçadas ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato e do caso JBS no Supremo Tribunal Federal (STF).

No caso JBS, Janot denunciou Temer por corrupção passiva. A denúncia foi barrada na Câmara dos Deputados. O procurador atribui ao presidente o papel de chefe de organização criminosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?