Luis Miranda anunciará candidatura por SP em triplex alvo da Lava Jato
Atual deputado eleito pelo Distrito Federal se filiou ao Republicanos e fará festa de aniversário no apartamento atribuído a Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Luis Miranda (Republicanos-DF) adiantou, nesta quarta-feira (30/3), que desistiu da reeleição pelo Distrito Federal e será candidato à Câmara dos Deputados por São Paulo.
O anúncio será feito durante a festa de aniversário marcada para acontecer na próxima sexta-feira (1º/4), no triplex que foi alvo de denúncias da Operação Lava Jato como sendo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Youtuber com bastante engajamento, Miranda foi eleito eleito pelas redes sociais enquanto ainda morava em Miami, nos Estados Unidos. Ele tentava articular a permanência em Brasília, mas avaliou que a eleição por São Paulo poderia ser mais competitiva.
Arquivamento
A 12ª Vara Federal Criminal de Brasília determinou o arquivamento do processo contra o ex-presidente Lula sobre o apartamento triplex localizado no Guarujá, no litoral de São Paulo.
O caso foi motivo da sentença do ex-juiz Sergio Moro, hoje pré-candidato do Podemos ao Planalto, que condenou Lula à prisão em 2018. A decisão, de quinta-feira (27/1), é da juíza Pollyanna Alves, que atendeu a um pedido da Procuradoria da República no Distrito Federal.
Em manifestação enviada à Justiça Federal no mês passado, a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger alegou prescrição dos supostos crimes atribuídos ao ex-presidente. O pedido tomou como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abril, quando considerou suspeita a atuação do ex-juiz Sergio Moro no caso e anulou a condenação de Lula.
Na decisão, a juíza ainda declarou a extinção da punibilidade do petista. Com isso, Lula não poderá mais ser processado pelos mesmos fatos que lhe foram imputados pela Lava Jato. De acordo com a defesa de Lula, o caso não teve “nenhuma materialidade nem acusação concreta, e apenas com provas de inocência do ex-presidente”.
Sorteio
O apartamento triplex do Guarujá (SP), que teve a propriedade atribuída pelo ex-juiz Sergio Moro a Lula será sorteado na internet. O empresário brasiliense Fernando Gontijo, que arrematou o imóvel em um leilão, vai realizar a ação por meio da plataforma Pancadão.
Para participar, os interessados em adquirir o imóvel devem pagar a assinatura da plataforma, que custa R$ 19,99. O ganhador que faturar o apartamento vai virar dono do imóvel sem desembolsar um centavo a mais além desse preço. “Eu arrematei o imóvel porque, sendo o triplex mais famoso do Brasil, considero um investimento excelente”, disse o empresário, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.