metropoles.com

“Lira é cúmplice desse governo criminoso”, diz Fernanda Melchionna

Em entrevista ao Metrópoles, deputada do PSol também afirmou que ministro Braga Netto “deveria ter sido preso” após fala sobre eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
melchionna
1 de 1 melchionna - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) afirmou, nesta sexta-feira (23/7), que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) é um dos principais responsávelis pela estabilidade do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o qual classificou como “criminoso”. A parlamentar foi a convidada a participar da sala do Metrópoles no Spaces, novo projeto do portal para entrevistar personalidades pelo Twitter.

“O Arthur um dos principais responsáveis ​​pela estabilidade de um governo criminoso, porque o Bolsonaro já cometeu inúmeros crimes de responsabilidade. Não é um ou dois crime contra saúde pública, não. São crimes contra os governadores, contra a Constituição, crime de corrupção. A gente poderia listar nosso superpedido de impeachment, que tem vinte e três crimes. E olha que não tão todos, né? Eu tenho muito orgulho de ter sido uma das primeiras e pedir o impeachment desse criminoso”, disse.

A parlamentar gaúcha também disse acreditar num tom mais da oposição no Congresso Nacional, no segundo semestre, contra contra o principal nome da Câmara dos Deputados. Melchionna também avalia que o congressista sofrerá mais pressão popular a partir nas próximas manifestações contra Bolsonaro, uma delas marcada para sábado (24/7) em pelo menos 300 cidades brasileiras.

“É claro que o Lira não é o Bolsonaro, porque ele não fica batendo na ciência, etc. Mas ao manter se altivo como presidente de um Poder, cumprindo o que esse Poder deveria fazer. Ao deixar 130 pedidos de impeachment na gaveta, ao não responder à altura quando se há ameaças às liberdade democráticas, ele acaba sendo cúmplice desse governo bandido, desse governo de criminosos. Portanto, eu espero que se levante o tom”, disse.

Voto impresso

Fernanda Melchionna avaliou ser improvável o governo conseguir reverter o placar de derrota registrado dentro da Comissão Especial do Voto Impresso, da qual é titular, mesmo com o ingresso do senador Ciro Nogueira (PP-PI), considerado um dos caciques do Centrão, na Casa Civil da Presidência da República. Sobre o tema, a deputada também condenou a fala do ministro da Defesa, Braga Netto, de que as eleições poderiam não acontecer se não houver a impressão do voto popular.

“É uma vergonha a fala do ministro da Defesa. Em qualquer país sério, ele estaria preso depois dessa declaração. Um país que respeite a sua Constituição não permite que  o ministro da Defesa ameace as liberdades democráticas e as próprias eleições”, disse.

Um dos principais nomes do PSol, Melchionna esvaziou uma possível aliança do partido com uma eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano que vem. A parlamentar defendeu uma chapa presidencial da própria sigla em 2022 com o nome do deputado Glauber Braga como cabeça da aliança.

“O PSol está em congresso partidário e eu estou entre aquelas que defendem uma alternativa do nosso partido no processo eleitoral, como uma forma de apresentação com programa para o país. A crise econômica gravíssima não foi gerada só pelo governo Bolsonaro. Ela também é resultado das políticas desenvolvidas ao longo dos últimos trinta anos no país. Resultado de governos que decidiram não enfrentar as desigualdades, sem taxar grandes fortunas. Nunca tive ilusões com o PSDB, mas o governo do PT não fez”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?