metropoles.com

Justiça suspende reintegração de área sob litígio na Chapada

Magistrado refez despacho após uma das interessadas na ação ter se apresentado nos autos como servidora da Justiça de Alto Paraíso (GO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Ao lado do Fórum de Alto Paraíso, área de preservação é alvo de grilagem
1 de 1 Ao lado do Fórum de Alto Paraíso, área de preservação é alvo de grilagem - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em nova deliberação, determinou suspender a liminar que garantia da reintegração de posse de uma área no município de Alto Paraíso de Goiás, portal de entrada da Chapada dos Veadeiros, um dos maiores ecossistemas da região central do país. A Justiça analisa denúncia de possível grilagem de terra, na qual um condomínio passou a ser erguido nas proximidades do fórum municipal.

Na nova decisão, o juiz Pedro Piazzalunga Cesário Pereira, da Comarca Municipal de Alto Paraíso, também autor da liminar anterior, justifica que a retificação se deu porque uma das recorrentes que se apresentou é servidora da Justiça municipal. Por isso, suspendeu os efeitos e abriu vistas para a parte autora.

A partir da notificação, os denunciantes têm 15 dias para abordar alegações da peticionante e documentos apresentados, “justificando e fundamentando a necessidade da manutenção da decisão liminar de reintegração de posse”.

“Há indícios de que a disputa em questão, ao contrário do que se afigurava inicialmente, extrapola a simples questão possessória, na medida em que surgiram novos elementos que permitem inferir, sem grau de certeza necessária, mas o suficiente nesta fase inaugural, que há possível sobreposição de área entre imóveis distintos, com matrículas próprias – matrículas 554 e 3635 do CRI de Alto Paraíso”, escreveu.

“Ademais, também há elementos que apontam no sentido de que a posse da área em disputa por parte de alguns dos réus não seria nova, mas antiga, desde 2016 no caso da peticionante. Some-se a isto a notícia de que o loteamento não seria irregular, mas sim em vias de regularização”, completa o magistrado.

Veja a nova decisão:

liminar suspende efeitos de reintegração de posse by Metropoles on Scribd

Entenda o caso

Os embates jurídicos começaram após o Metrópoles ter revelado um possível esquema de grilagem de terras que atuaria na região com o objetivo de lotear terrenos na Chapada dos Veadeiros e tentar erguer um condomínio na região. À reportagem, os suspeitos afirmam que a área é de domínio de outra matrícula de registro de imóveis e que o terreno não está dentro da fazenda reivindicada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?