metropoles.com

Justiça Eleitoral recebe notícia de inelegibilidade de Agnelo Queiroz

Pedido partiu do advogado Marco Vicenzo, que questionou a legitimidade do petista para disputar uma cadeira da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Redes sociais
marco vicenzo
1 de 1 marco vicenzo - Foto: Reprodução / Redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) acatou, na quarta-feira (10/8), notícia de inelegibilidade contra Agnelo Queiroz (PT). Na prática, a Corte dará andamento ao processo de impugnação da candidatura do ex-governador.

O petista tenta disputar uma cadeira da Câmara dos Deputados nas eleições de outubro, mas é considerado inelegível (veja abaixo).

A ação foi provocada pelo advogado Marco Vicenzo (foto em destaque), ligado ao senador José Antônio Reguffe (União), que alertou os magistrados sobre a inelegibilidade do petista.

O jurista também acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para que desse prosseguimento à análise do caso. O pedido foi endossado pelo procurado eleitoral Zilmar Antônio Drumond, que reforçou o pedido ao TRE-DF.

O desembargador Robson Barbosa Azevedo, relator do caso, conheceu notícia de inelegibilidade contra Agnelo e deu prosseguimento ao pedido.

Com a decisão, Agnelo pode perder o registro de sua candidatura, o que resultará, por exemplo, no desempenho do Partido dos Trabalhadores na capital federal.

Da decisão, ainda cabe recurso.

Inelegibilidade

Em 2020, Agnelo foi condenado a pagar multa de R$ 1 milhão e teve seus direitos políticos suspensos por irregularidades nas obras de construção do Centro Administrativo do DF, o Centrad, localizado em Taguatinga.

O PT acredita que ainda poderá reverter a condenação na Justiça, dentro da nova lei da improbidade administrativa, e decidiu manter a candidatura do petista para a Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?