Jogos da Copa América serão sem público em Brasília, reforça GDF
De acordo com o governo local, há um decreto editado com regras para a realização de partidas esportivas em estádios e arenas locais
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou nesta quarta-feira (2/6) que as partidas da Copa América a serem realizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, não terão público presencial. Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, os jogadores que vierem de fora estarão vacinados e testados antes de chegar a Brasília.
Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2/6), o titular da pasta esclareceu que, desde março, o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia editado decreto regulamentando a realização de jogos esportivos no Distrito Federal com medidas protetivas.
“As competições serão realizadas sem a presença de público. Os atletas e profissionais deverão respeitar a regras e há 14 itens que versam sobre esse protocolo, de forma que, desde o dia 19 de março essa atividade esportiva profissional está liberada no Distrito Federal, já tendo ocorrido jogos”, disse.
Segundo ele, desde o momento em que o governador autorizou, ele já vislumbrava que era possível ocorrer jogos, desde que observados os protocolos de saúde.
“A realização da Copa América não modifica em nada esse entendimento desde que observados os protocolos de segurança, os protocolos sanitários, tendo em vista que esses profissionais virão devidamente testados e vacinados. Eu gostaria de destacar que a realização deste jogo ou desses jogos em nada altera a realidade do decreto, que foi editado muito antes de qualquer tipo de cogitação sobre a Copa América”, frisou.
O Mané Garrincha vai receber cinco jogos da competição continental. A informação foi confirmada pela Arena BSB, administradora do estádio, nesta quarta-feira (2/6) ao Metrópoles. Entre os jogos que estão cotados para acontecer em Brasília estaria também a abertura do evento.
Copa América
Após conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, nessa terça-feira (1º/6), autorizar a realização de jogos da Copa América no Distrito Federal, prevista para ter início em 13 de junho.
A confirmação ocorreu após a Conmebol ter anunciado, na segunda-feira (31/5), a realização do campeonato internacional no Brasil e de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter assegurado Brasília como uma das cidades que vão sediar os jogos.
A mudança ocorreu depois que a entidade retirou a Copa América da Colômbia, devido aos protestos que ocorrem no país, e também ter cancelado os jogos na Argentina. A Seleção Brasileira faz a sua estreia, na segunda-feira (14/6), contra a Venezuela.