metropoles.com

Izalci reforça pré-candidatura, mas PSDB nacional tem outros planos

Caciques tucanos já descartam possibilidade de o deputado federal encabeçar chapa ao GDF e procuram palanque local para Geraldo Alckmin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Izalci Lucas
1 de 1 Izalci Lucas - Foto: null

O comando nacional do PSDB já dá como certo o recuo na pré-candidatura do deputado federal Izalci Lucas ao Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão do tucanato de alta plumagem é pragmática: após o esvaziamento da chamada terceira via, que chegou a reunir 12 diferentes legendas brasilienses, a direção do ninho avalia ser mais viável o partido aderir a uma candidatura mais forte para garantir palanque competitivo ao presidenciável Geraldo Alckmin no DF.

Incomodado com a avaliação dos correligionários, Izalci tem negado mudança de planos. Em entrevista à rádio Metrópoles (104,1 FM) na manhã desta sexta-feira (13/7), o presidente do PSDB-DF reafirmou a decisão de concorrer ao Palácio do Buriti. A confirmação ocorre justamente no dia em que o atual líder nas pesquisas de intenção de voto a governador, o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR), sinalizou hipótese de desistência da corrida ao principal cargo do Executivo distrital.

“Não existe essa possibilidade com relação à nossa candidatura. Nessa fase final de [montagem de] coligações, é natural surgirem diversas conversas, que são frutos de alguém ter ouvido alguma coisa, mas sem combinar com os ‘russos’”, disse Izalci ao programa Cabeças da Notícia, da Metrópoles FM.

O deputado federal já vinha enfrentando embates dentro do partido, devido à resistência de filiados insatisfeitos com a possível candidatura do correligionário e com sua manutenção na presidência regional da sigla.

Além disso, houve diferenças dentro da coalizão integrada pelo PSDB, a terceira via. Os coordenadores da aliança, senador Cristovam Buarque (PPS) e deputado federal Rogério Rosso (PSD), passaram a reavaliar a pré-candidatura do tucano, devido à instabilidade de Izalci no próprio partido e, também, às constantes pressões sofridas por legendas aliadas.

Para evitar a sensação de abandono em torno da candidatura do tucano, os caciques da agremiação planejam uma saída honrosa ao correligionário. Não querem deixar o aliado com imagem de derrotado.

No entanto, ainda há margem para demover o comando nacional da sigla da disposição de abandonar o projeto capitaneado por Izalci Lucas: a possível desistência de Jofran Frejat da disputa ao Buriti pode mudar o jogo e forçar o tucanato nacional a investir na corrida do correligionário pela sucessão no Palácio do Buriti. Ou seja: o futuro de Izalci está nas mãos da concorrência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?