metropoles.com

Izalci diz que CPI da Pandemia não está “nem na metade” do objetivo

Senador tucano conversou com o colunista Caio Barbieri no Spaces, novo projeto de entrevistas do Metrópoles no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Sant’Ana / Senado
izalci lucas
1 de 1 izalci lucas - Foto: William Sant’Ana / Senado

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) teceu críticas ao andamento da CPI da Pandemia. De acordo com o parlamentar, a comissão não conseguirá cumprir o que foi instaurada para fazer.

“Para os seus objetivos que foram aprovados no plenário, não está nem na metade. Na prática, houve uma junção de requerimentos. Havia dois requerimentos: um voltado para o governo federal, vacinas, etc., e teve um requerimento do Girão, que também foi aprovado, voltado para os governos estaduais, municipais. Então, quando o Supremo determinou a abertura, o presidente apensou as duas propostas. Só que o foco aqui, que a gente percebe, é que a cúpula da CPI está com um foco maior, ou praticamente todo o foco no governo federal”, destacou.  

A declaração foi dada na tarde desta segunda-feira (30/8), em entrevista transmitida ao vivo pelo Twitter do Metrópoles.

O senador garantiu que tem rodado o Distrito Federal e aferido de perto a situação da população, mantendo a atenção aos gastos com a pandemia.

“As pessoas estão morrendo. Eu vi pessoas no Hospital [Regional] de Taguatinga, no Hospital [Regional] do Paranoá, internadas há mais de 100 dias por causa de um parafuso que custa R$ 3. As pessoas de oncologia, de câncer, não estão sendo atendidas, e as pessoas não aguentam esperar, as pessoas morrem. Você não tem mais cirurgia do coração, não tem mais oncologia, só tem Covid por quê? Porque Covid dá dinheiro, Covid é o que dá grana. E basta ouvir os depoimentos, as falas das pessoas, e isso vai se tornar público daqui a pouco”, afirmou.

Izalci chegou a criticar um pretenso direcionamento da CPI, sobretudo no que diz respeito a investigações de governadores e prefeitos.

“Eu acredito que não querem ouvir todos. O objetivo deles, e a justificativa para a vinda do Francisco [Maximiano, dono da Precisa], é a relação direta com a Precisa, apesar de existirem muitas outras empresas, muitos outros escândalos de corrupção, desvio de recursos que não é [relacionado à] Precisa, mas o foco da CPI é a Precisa. Óbvio que nós vamos sinalizar outros desvios. Nós aprovamos o chamamento de nove governadores, mas foram ao Supremo e conseguiram no Supremo uma autorização para não comparecer à CPI. Acho que perderam a oportunidade, que quem não deve não teme”, disse. 

O depoimento do ex-secretário de Saúde no DF, originalmente marcado para esta terça (31/8), foi transferido para quinta-feira (2/9). Araújo foi preso no âmbito da Operação Falso Negativo e foi convocado ao Senado por sua suposta ligação com a Precisa Medicamentos, investigada pela comissão.

Questionado pelo colunista Caio Barbieri se Araújo será, de fato, ouvido pela comissão, Izalci foi categórico: “Eu conversei algumas vezes com o presidente Omar Aziz, com o Randolfe [Rodrigues], com o próprio relator Renan [Calheiros], e todos me garantiram que ouviriam, sim, o Francisco, porque o modus operandi é o mesmo aqui do Distrito Federal”, garantiu o legislador. 

“Sabia de tudo”

Pré-candidato ao governo do DF em 2022, o tucano se disse arrependido do voto em Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno das eleições de 2018, e que não pretende depositar confiança em alguém que não seja da sigla no próximo pleito.

“Vamos trazer para o nosso lado alguns. Não tenho dúvida de que essa é uma eleição da terceira via. As pessoas não querem, não queremos mais esse radicalismo de esquerda e de direita. Ninguém aguenta mais isso”, destacou. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?