metropoles.com

IBGE começará a ouvir população indígena do DF para integrar censo

Além dos indígenas, instituto quer coletar mais informações sobre quilombolas que moram nas proximidades da capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/IBGE
indígenas
1 de 1 indígenas - Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, na quinta-feira (18/8), a coletar os dados das populações indígenas residentes no Noroeste, bairro da área central de Brasília, para integrar o Censo 2022. Serão dois dias de pesquisa em campo para o levantamento de informações.

A equipe do censo do Distrito Federal está sob orientação da especialista em população indígenas e quilombolas do IBGE Marta de Oliveira Antunes. Em 17 de agosto, também será realizada a coleta da população quilombola de Mesquita, localizada na Cidade Ocidental (GO), e com algumas casas situadas dentro dos limites do Distrito Federal.

De acordo com o IBGE, a coleta das populações tradicionais é realizada de forma diferenciada, após contato prévio explicando o questionário do censo e sua importância para a comunidade, com posterior agendamento.

No Censo 2010, por exemplo, foi possível coletar informações tanto para a população residente nas terras indígenas, quer sejam indígenas ou não, quanto fora delas. Um dos alvos é descobrir as etnias residentes na capital federal e também a língua falada.

O questionário domiciliar realizado com essas comunidades trata sobre os moradores, os domicílios, a identificação étnico-racial, os arranjos familiares, a religião, as pessoas com deficiência, as migrações, a escolaridade, o trabalho e rendimento, a mortalidade e também autismo.

Censo 2010

No último censo, em 2010, o Distrito Federal tinha 6.128 pessoas que se declararam indígenas, representando 0,2% da população. De acordo com o IBGE, foram encontradas nos censos anteriores 29 etnias no Distrito Federal e 10 línguas faladas.

A população indígena era, em sua maioria, composta por mulheres no DF (55,3%). Entre a população indígena com 10 anos ou mais (5.613 pessoas), 95% delas eram alfabetizadas.

Em relação à língua falada, entre os indígenas com 5 anos ou mais (5.905 pessoas), 98% deles falavam português e 181 falavam uma língua indígena dentro de casa.

No DF, 4.086 residências tinham pelo menos um morador indígena e, em sua maioria, moravam em casas (75,7%). A maioria das residências habitadas pelos indígenas tinha estrutura de saneamento (89% ligadas à rede geral de esgoto e 95% ligadas à rede de distribuição de água) e 99,8% contavam com energia elétrica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?