Ibaneis vai criar rua do lazer no Paranoá, a primeira fora de Brasília
Por decreto, chefe do Executivo local fechará avenida perto do Paranoá Parque domingos e feriados e deve ampliar para outras regiões
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de retomar o Eixão do Lazer e estender o programa para a W3 Sul, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu agora fechar uma rua do Paranoá, todos os domingos e feriados, para a prática de exercícios físicos individuais. Será a primeira cidade, fora de Brasília, a receber o projeto, mas a ideia é ampliar para outras regiões administrativas.
A medida foi confirmada ao Metrópoles pelo próprio titular do Palácio do Buriti. “A depender da estrutura da cidade, também poderemos levar o projeto para lá, se a pandemia estiver sob controle no local”, disse.
De acordo com o texto editado pelo Palácio do Buriti, uma rua nas proximidades do condomínio Paranoá Parque foi a escolhida para receber o programa governamental.
O martelo foi batido durante a visita do emedebista, ocorrida nessa terça-feira (23/06), na região administrativa, com a presença do administrador regional, Sérgio Costa Damaceno.
Sem carros
Durante os domingos e feriados, a avenida permanecerá fechada ao acesso de veículos para que o espaço seja aproveitado pela comunidade da cidade. Pelas regras atuais da pandemia, o uso de máscaras permanece obrigatório e não será permitida a prática de esportes coletivos, presença de ambulantes e apresentações culturais que possam resultar em aglomeração.
“Até então, existia apenas uma pista de atletismo entre o Itapoã e o Paranoá, o que juntava as duas cidades e acabava aglomerando. A gente teve a ideia de fechar a nova rua justamente para dissipar essa quantidade de pessoas. É um sonho da nossa comunidade, porque muitas pessoas não têm condições de pagar uma passagem para ir ao Plano Piloto”, disse Damaceno.
Controle de doenças
A determinação do chefe do Executivo local atende também ao pedido da secretária de Esportes, Celina Leão, que tem defendido a prática de exercícios como forma de controlar doenças cardíacas, hipertensão e diabetes, algumas das comorbidades as quais podem agravar os quadros de infecção pela Covid-19.
“Estamos pensando na saúde das pessoas. A reabertura do Eixão do Lazer, da W3 Sul e, agora, no Paranoá vai ampliar os locais que estão permitidos para as práticas desportivas, o que vai diluir o número de pessoas nos locais e evitando aglomeração”, ressaltou Celina.
Eixão reaberto
No início de junho, o titular do Palácio do Buriti publicou um decreto autorizando a volta do Eixão do Lazer e ampliou o projeto para a W3 Sul, dentro das propostas de revitalização da avenida.
Criado em 1991, o projeto Eixão do Lazer estava suspenso desde 22 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Na pista que interliga as asas Sul e Norte, circulam, em dias úteis, cerca de 80 mil veículos.