Ibaneis sobre vandalismo na Praça dos Orixás: “Inadmissível e grave”
Governador visitou o local onde a estátua de Ogum foi incendiada e prometeu revitalizar a obra. Ele também anunciou melhorias na Prainha
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) classificou, neste sábado (28/8), como “inadmissível” e “grave” o ato de vandalismo que queimou a estátua de Ogum, localizada na Praça dos Orixás, na última quinta-feira (26/8). O chefe do Executivo esteve no local para avaliar os estragos, quando também anunciou a revitalização do símbolo da religião de matriz africana, assim como toda a Prainha do Lago Sul.
“Não sei se vocês viram este ato de vandalismo e intolerância religiosa que ocorreu na Praça dos Orixás, declarada patrimônio imaterial do Distrito Federal. Estátuas foram queimadas. Eu sempre trabalho para receber e atender todas as religiões, principalmente nas questões de regularização e apoio a esse tão importante instrumento de ação social. Este fato é inadmissível, é grave. Agora, vamos revitalizar a praça o mais rápido possível”, garantiu.
A Administração do Plano Piloto acredita que a motivação do ato tenha sido intolerância religiosa. “Lamentamos profundamente o ocorrido no dia de hoje, na Praça dos Orixás, declarada patrimônio imaterial do Distrito Federal, onde imagens de orixás foram queimadas”, manifestou-se a administração.
A administração acionou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para investigar a autoria e a materialidade do ato e solicitará a instalação de vigilância no local. Além disso, uma nova estátua foi providenciada para repor a destruída.
Veja o vídeo:
Eu sempre trabalho para receber e atender todas as religiões, principalmente nas questões de regularização e apoio a esse tão importante instrumento de ação social. Este fato é inadmissível, é grave. Agora, vamos revitalizar a praça o mais rápido possível. pic.twitter.com/ZyezL1A3wf
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) August 28, 2021