metropoles.com

Ibaneis sobre prisão de Temer: “Reforma da Previdência fica mais difícil”

Em declaração ao Metrópoles, governador do DF afirmou ainda que decisão do juiz Marcelo Bretas traz “instabilidade política” ao país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

Procurado pelo Metrópoles na tarde desta quinta-feira (21/3) para comentar a prisão do ex-presidente e correligionário Michel Temer, ocorrida nesta manhã, o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou que o desdobramento da Lava Jato atrapalhará a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. O número um do Palácio do Buriti está em São Paulo (SP) em visita a multinacional da área farmacêutica.

Ibaneis disse que enxerga com “apreensão” o mandado judicial expedido pelo juiz federal Marcelo Bretas. “Sem dúvida, traz mais instabilidade política para um país que precisa de normalidade para resolver os inúmeros problemas que tem”, declarou à coluna. Segundo o chefe do Executivo local, a prisão de mais um ex-presidente trará impacto imediatos. “Perde a política, perde o Brasil e certamente teremos muitas repercussões no campo da política”, completou.

Ao afirmar não ter conhecimento profundo sobre o inquérito da nova fase da Operação Lava Jato, Ibaneis – que é advogado – avaliou como “precipitada” a decisão de prender o ex-presidente. “Atinge um senhor de 78 anos de idade com grandes serviços prestados à nação. Não conheço o inquérito, mas, pelo que conheci no curto convívio que tive, [Temer] me pareceu uma pessoa honrada e limpa. Vou precisar conhecer melhor o processo para me posicionar juridicamente. Do ponto de vista pessoal, estou abalado e triste”, completou.

Limpeza no MDB
Na terça-feira (19), Ibaneis participou de reunião da Comissão Executiva Nacional do MDB, com governadores, prefeitos e lideranças nacionais da legenda, na Câmara dos Deputados. No encontro, o chefe do Executivo local fez duras críticas à sigla. O brasiliense afirmou que o partido “está se diluindo” e defendeu a expulsão de integrantes presos.

“Não me sinto na condição de estar no mesmo partido que Eduardo Cunha. Não posso estar no mesmo partido de um camarada preso porque tinha R$ 50 milhões escondidos em malas dentro de um apartamento”, disparou, em referência ao ex-presidente da Câmara e ao ex-ministro Geddel Vieira.

O discurso inflamado foi feito na frente de caciques da legenda, como Renan Calheiros, Romero Jucá e o irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima. Ibaneis foi duro e ameaçou deixar a legenda caso a situação não fosse revertida: “Ou vocês querem um partido novo, ou vocês não me querem no partido. Se não enfrentarmos nossas feridas, vamos definhar”.

Falta de protagonismo
Ibaneis criticou a falta de protagonismo do MDB na discussão de temas nacionais importantes atuais, como a reforma da Previdência e o pacto federativo. Disse que, da forma como caminha atualmente, a legenda está fadada ao insucesso nas eleições municipais de 2020. “O partido nem sequer existe do ponto de vista estrutural”, atacou, destacando que a agremiação corre o risco de não conseguir montar diretórios regionais competitivos.

O governador do DF tem reservado espaço significativo da sua agenda para campanha destinada a conquistar o comando nacional de seu partido. Em fevereiro, chegou a dizer ao Metrópoles: “Eu não me furto a desafio nenhum. Tenho conversado com todas as lideranças para que, se houver um consenso, eu assuma esse papel. Acredito que o MDB deve e pode ser renovado”.

O emedebista vem embalado pelo discurso do novo, tão necessário à sobrevida da legenda, desgastada nos últimos anos pela velha política. Representante do conceito outsider, Ibaneis nunca escondeu que tem um ambicioso projeto político nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?