metropoles.com

Ibaneis elogia Mandetta, mas apoia demissão: “Já vai tarde”

Governador do DF vinha criticando a atuação do agora ex-ministro pela falta de suporte às secretarias estaduais de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) aprovou, nesta quinta-feira (16/04), a decisão de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitir o agora ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

“Já vai tarde”, resumiu à coluna o titular do Palácio do Buriti ao comentar a mudança na Esplanada dos Ministérios. Ainda segundo o governador, o ministro “fez um excelente trabalho até a crise da Covid-19. De lá para cá, entendo que se perdeu. Mas deixou um bom legado, principalmente na Atenção Básica”, emendou.

Mais cedo, durante entrevista a uma rádio, o emedebista disse que o presidente precisava “usar a caneta” dele para resolver a questão. “Eu até brinquei que ia mandar para ele uma boa caneta, porque ele precisava usar a caneta”, disse.

“Quem tem o poder da caneta tem de usar, porque quem sofre quando não usa é a população. Então eu fiz a brincadeira com o presidente, porque estava passando da hora de usar a caneta. Há muitos homens preparados no Brasil que podem executar políticas de saúde sem se contrapor ao presidente”, acrescentou.

Ainda segundo Ibaneis, “Mandetta poderia ter dado uma via muito mais forte para o país, principalmente no que diz respeito ao atendimento às secretarias de saúde”. “Faltou uma agilidade do Ministério da Saúde para gerir a crise como um todo”, emendou.

Demissão

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou, nesta quinta-feira (16/04), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O oncologista Nelson Teich assume o posto.

A exoneração ocorre em meio à crise do novo coronavírus e após um longo e explícito processo de fritura do ex-ministro. Segundo boletim mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil tem 28.320 infectados em todos os estados e 1.736 mortes registradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?