Hospital no Sol Nascente reabre, mas receberá apenas pacientes Covid
Antigo Hospital de Campanha de Ceilândia está com 20 leitos de enfermaria à disposição do Complexo Regulador
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Cidade do Sol, antigo Hospital de Campanha de Ceilândia, recebeu nesta quarta-feira (26/1) os primeiros pacientes após a renomeação. Voltado neste primeiro momento apenas para pessoas que precisam tratar a Covid-19, ele será utilizado para desafogar o sistema público que chegou a estar com 100% das UTIs lotadas.
Os 20 leitos de enfermaria da unidade estão à disposição do Complexo Regulador. São cinco leitos para pacientes da Região de Saúde Oeste, e 15 sob responsabilidade da Central de Regulação de Internação Hospitalar (Cerih), podendo ser ocupados por pacientes de todo o DF.
Segundo a Secretaria de Saúde, o perfil dos pacientes é, majoritariamente, de idosos com quadro de Covid-19 sem muitas complicações, mas com comorbidades preexistentes, principalmente doenças do coração, dos pulmões e dos rins, que acabam demandando mais cuidados. “Estamos fazendo um esforço muito grande para abrir novos leitos”, disse o chefe da pasta, general Manoel Pafiadache.
Também há leitos exclusivos para o tratamento da doença pandêmica nos hospitais regionais de Samambaia, de Sobradinho e da Asa Norte. Além desses, há vagas para Covid-19 no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Hospital de Base e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), ambos sob gestão do Iges-DF, e no Hospital Materno-infantil de Brasília (Hmib).