Homem com feridas é atendido em ambulância por suspeita de varíola
O diagnóstico, no entanto, foi descartado logo após consulta com médico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
atualizado
Compartilhar notícia
Um paciente com feridas pelo corpo precisou ser atendido dentro de uma ambulância antes de ser aceito pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O homem e outras pessoas chegaram a dizer que se tratava da varíola dos macacos. A hipótese, contudo, foi descartada logo em seguida.
O Metrópoles ouviu um servidor da Secretaria de Saúde que estava no plantão quando foi acionado para receber o enfermo. “Quando fomos informados de que se tratava de uma possível varíola dos macacos, o atendimento precisou ser feito dentro da própria ambulância. O médico precisou avaliar o paciente dentro do transporte por falta de local adequado”, disse o profissional, que pediu para ter a identidade preservada.
A reportagem conversou com outra fonte da unidade hospitalar, que descartou o diagnóstico de varíola de macacos no homem atendido dentro da ambulância. “Teve um paciente que chegou no Hran e falaram se tratar de varíola, mas não foi o caso. As lesões são totalmente fora do padrão da doença”, explicou.
Procurada, a Secretaria de Saúde disse que “não procede a informação do paciente atendido em ambulância”. A pasta também informou que o DF já está preparado para lidar com a nova doença.
“Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades da atenção primária e hospitalares das redes pública e privada”, frisou.