metropoles.com

Guedes a Izalci: verba para Entorno só após aprovação da Previdência

Encontro ocorreu na residência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) com senadores aliados do governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Brandão/Senado Federal
Reunião Paulo Guedes
1 de 1 Reunião Paulo Guedes - Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

O ministro da Economia, Paulo Guedes, condicionou a liberação de recursos para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) à aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. A afirmação foi dada ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF), vice-líder do governo no Senado, durante almoço na quarta-feira (17/04/19) na residência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Ao tucano, o titular da chave dos cofres da União disse que reconhece a necessidade de investimentos na zona urbana, em especial para saúde, educação e segurança, mas reforçou a necessidade de, antes, reduzir o déficit primário do país, que hoje alcança R$ 139 bilhões.

“Outra medida que nos ajudará muito será a aprovação de um novo pacto federativo, que prevê a redistribuição de recursos arrecadados entre as unidades da Federação. É um das pautas para a próxima semana no Congresso”, disse Izalci.

Região Metropolitana
Izalci é um dos defensores da aprovação da medida provisória que autoriza a criação da Região Metropolitana do DF. A proposta é alvo de impasse, uma vez que, para ser aprovada, precisa sinalizar a origem dos recursos.

De um lado, as bancadas de Goiás e Minas Gerais defendem que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) seja turbinado com quase R$ 3 bilhões para a nova zona urbana. Os representantes do DF são contrários, porque, segundo eles, isso poderia comprometer a autonomia local para administrar os recursos repassados pela União.

“Para não ser inconstitucional, a nossa solução será apresentar uma proposta de emenda à Constituição [PEC] prevendo a criação de um novo fundo exclusivo, subsidiado pelo governo federal. Com a aprovação do pacto federativo, a expectativa é que o déficit primário praticamente se aproxime do zero e, assim, a União terá condições de se comprometer com novas demandas”, explicou o tucano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?