Governos do DF e de Goiás negociam trem de Brasília a Luziânia (GO)
Projeto inicial do VLT previa o aproveitamento da linha férrea já existente, que só chega até Valparaíso. Ideia é ampliar malha ferroviária
atualizado
Compartilhar notícia
O veículo leve sobre trilhos (VLT) entre Brasília e Valparaíso (GO) pode ganhar uma nova parada. Os governos do Distrito Federal e de Goiás pretendem ampliar o projeto até Luziânia (GO) – a distância entre os municípios do Entorno é de, aproximadamente, 60 km.
Em reunião no Palácio das Esmeraldas, na capital goiana, nesta quinta-feira (14/2), o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, Paulo Roriz, e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais, solicitaram ao governo federal que a linha do VLT seja ampliada. Participaram do encontro representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto inicial do trem prevê o aproveitamento da linha férrea já existente, que só chega até Valparaíso. “É um trecho pequeno e que, se autorizado, vai beneficiar ainda mais a população que necessita de transporte seguro e barato para fazer esse trajeto”, disse Roriz.
Pela programação original do Governo do Distrito Federal (GDF), os testes com o novo modal devem começar em março, mas sem presença de passageiros – a previsão inicial era o fim de janeiro. A ideia é aferir a segurança do trajeto até que os técnicos deem o aval para o uso coletivo.
Durante a reunião (foto acima), os secretários também trataram de convênios a serem firmados entre o DF e Goiás nas áreas de indústria, saúde, educação, transporte e segurança.
A ideia é que os governadores Ibaneis Rocha (MDB) e Ronaldo Caiado (DEM) estabeleçam parcerias para que a liberação de recursos da área federal enfrentem menos burocracia para atender aos projetos compartilhados entre as duas unidades da Federação.