metropoles.com

GDF renova convênio com União para custear Casa da Mulher Brasileira

Prorrogação será válida por mais 24 meses e os recursos serão transferidos para garantir o acolhimento às vítimas de violência de gênero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Brasília (DF), 03/07/2018 Casa da Mulher Brasileira está fechada Local: SEN Setor de Grandes Áreas Norte 601 Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 03/07/2018 Casa da Mulher Brasileira está fechada Local: SEN Setor de Grandes Áreas Norte 601 Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal assinou o termo aditivo do convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a manutenção da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que cuida do atendimento e acolhimento de vítimas da violência. Com isso, o convênio passa a ser prorrogado por mais 24 meses, o que possibilitará a mudança do prédio interditado na Asa Norte para a cidade de Ceilândia.

No fim de setembro, a pasta da ministra Damares Alves informou ao Governo do Distrito Federal (GDF) que analisaria a possibilidade de renovar o acordo no último trimestre do ano, já que o órgão tinha outras avaliações pendentes e o documento seria encerrado apenas em dezembro.

De acordo com a Secretaria da Mulher, atualmente estão disponíveis em conta R$ 3,4 milhões. Com a assinatura do Termo Aditivo, poderão ser empenhados mais R$ 9 milhões pela União.

Com o recurso, será possível fornecer, por exemplo, refeições e produtos básicos de higiene e vestuário para as mulheres e dependentes que necessitarem do alojamento de passagem, além de custear todas as despesas para funcionamento da CMB como, internet, água, energia e serviço de limpeza.

“Isso é motivo de alegria para as mulheres do DF porque significa que nós temos garantido, pelo tempo de 24 meses, a possibilidade de usar esse recurso para a implantação de um programa tão importante como a Casa da Mulher Brasileira”, afirmou a secretária Éricka Filippelli.

A Casa da Mulher Brasileira é um programa de atendimento humanizado das mulheres vítimas de violência de gênero. Integra no mesmo espaço diferentes serviços especializados para atendimento dos mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado especializado em violência doméstica e familiar contra as mulheres; Ministério Público, Defensoria Pública; brinquedoteca e alojamento.

4 imagens
O local está fechado e visivelmente abandonado, com mato alto
Espaço será construído nas regiões de Sol Nascente, Sobradinho 2, Recanto das Emas e São Sebastião
O mato tomou conta da área, que está sem cuidados
1 de 4

O processo licitatório para a escolha das empresas responsáveis pela execução das obras será conduzido pela Novacap

Andre Borges/Esp. Metrópoles
2 de 4

O local está fechado e visivelmente abandonado, com mato alto

Andre Borges/Esp. Metrópoles
3 de 4

Espaço será construído nas regiões de Sol Nascente, Sobradinho 2, Recanto das Emas e São Sebastião

Andre Borges/Esp. Metrópoles
4 de 4

O mato tomou conta da área, que está sem cuidados

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Interdição

Inaugurado em 2015, o espaço localizado na Asa Norte foi interditado em 2018 por risco de desabamento iminente e, por isso, foi ordenada a desocupação total do empreendimento. Até o muro da instituição precisou ser escorado com barras de ferro para não tombar.

O novo prazo para reabertura da CMB, de acordo com o próprio ministério, é abril de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?