GDF receberá 8 mil doses para vacinar servidores de saúde federais
Segundo Osnei Okumoto, remessa servirá para ressarcir os imunizantes usados nesses profissionais que não estavam na contabilidade local
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, adiantou nesta quinta-feira (20/5) que o Ministério da Saúde deve disponibilizar cerca de 8 mil doses para vacinar exclusivamente servidores da área de Saúde e que atuam em órgãos públicos federais localizados na capital da República. O gestor, contudo, não adiantou quando a remessa chegará ao Distrito Federal.
Durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, Okumoto explicou que o motivo do novo envio seria para ressarcir as doses usadas no plano local de vacinação para os contemplados não contabilizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
“A gente sabe hoje que no Distrito Federal nós não temos só os trabalhadores de saúde do Distrito Federal, nós temos muitos que são federais, que estão trabalhando em vários órgãos federais e que não estavam nessa nossa contagem. Então, a gente receberá doses adicionais para estarmos iniciando a vacinação dessas pessoas brevemente no próximo informativo. A gente poderá receber essas doses aqui no Distrito Federal e vai girar em torno de oito mil”, disse.
Ainda durante a conversa com jornalistas, o secretário esclareceu que a inclusão dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo estando parcialmente em teletrabalho, foi uma determinação do Ministério da Saúde por serem classificados como profissionais de saúde.
“Quando a pessoa fala de teletrabalho, não há única e exclusivamente uma posição da Secretaria de Saúde em relação ao que a gente recebe de lista desses servidores que foram vacinados e que são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portanto, eles têm suas atividades sendo destacada pelo comando da pasta. Então, a Secretaria de Saúde faz o atendimento de acordo com a listagem que nos é encaminhada”, disse.